"Que turista é você?": as visões da nação e da identidade brasileiras em "Canto IX: caderno de turismo" e "Canto XVI: Yamami", de Marcelino Freire
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240770Parole chiave:
Contos Negreiros, Marcelino Freire, nação brasileira, identidade brasileira.Abstract
Este artigo, considerando as discussões acerca dos conceitos de nação, identidade e cultura, analisa os contos “Canto IX: caderno de turismo” e “Canto XVI: Yamami”, do livro Contos Negreiros (2005), de Marcelino Freire. A análise, além de considerar aspectos literários, discute a ideia de turismo e, a partir disso, os conceitos de nação e de identidade. Toma como aporte teórico textos de Renan (1882), Bhabha (1998), Hugo Achugar (2006) e Hutcheon (1991). A temática do turismo é trabalhada de modo distinto nos dois contos e apresenta sujeitos de realidades diferentes, reveladoras de visões plurais da nação e da identidade brasileiras.Riferimenti bibliografici
ACHUGAR, H. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BALDAN, M. L. de. A escrita dramática da marginalidade em Marcelino Freire. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 2 – Especial, p. 71-80, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/10-A-escrita.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
BHABHA, H. K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p. 198-238.
FREIRE, M. Contos negreiros. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
RENAN, E. O que é uma nação? Conferência realizada na Sorbonne, em 11 de março de 1882. Revista Aulas. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~aulas/VOLUME01/ernest.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.
VALENCIANO, F. M. O olhar ao revés de Marcelino Freire. Revista Crioula, São Paulo, n. 2, p. 1-5, nov. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/53593/57561>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Mariana Waskow Radünz, Alfeu Sparemberger

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.