A recepção crítica da obra de Adriana Lisboa

Neila Brasil Bruno

Resumo


Desenvolve-se, neste artigo, uma análise da recepção crítica da obra de Adriana Lisboa com o objetivo central de verificar qual a posição da crítica especializada e da crítica não especializada diante da produção literária da autora. Nesta investigação, buscou-se evidenciar as temáticas dos romances de Adriana Lisboa e apontar como a crítica tem contribuído para a criação de um público específico para esta escritora. Para isso, utilizamos como base de nosso trabalho estudos de autores como Pierre Bourdieu, para um aprofundamento sociológico das questões que envolvem a arte, e Tânia Pellegrini, para o entendimento da formação do campo crítico no Brasil, entre outros. 

 

Palavras-chave: Adriana Lisboa. Recepção crítica. Profissionalização. Campo literário.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Luciene. Estratégias para enfrentar o presente: a perfomance, o segredo e a memória. 2004. Tese de doutoramento (Literatura comparada) – Instituto de Letras, UERJ, Rio de Janeiro, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DIAS, João Paulo M. Costurando os retalhos: Um beijo de colombina, de Adriana Lisboa. In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea 3. UFRJ, Editora Torre, 2011. Disponível em: http://www.forumdeliteratura.com.br/artigos/artigos-3-edicao/15-costurando-os-retalhos-um-beijo-de-colombina-de-adriana-lisboa. Acesso em: 6 jan. 2018.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução: Elisabeth Barbosa, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.






Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.