A recepção crítica da obra de Adriana Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240809Palabras clave:
Adriana Lisboa, recepción crítica, profesionalización, campo literario.Resumen
Se desarrolla en este documento, un análisis de la recepción crítica de la obra de Adriana Lisboa con el objetivo principal de encontrar cuál es la posición de los críticos y la crítica no especializados en la producción literaria del autor. En este estudio, hemos tratado de poner de relieve los temas de la novela Adriana Lisboa y señalar cómo la crítica ha contribuido a la creación de un público específico para el que escribe. Para ello, utilizamos como base de nuestro trabajo estudios de autores como Pierre Bourdieu, para una profundización sociológica de las cuestiones que envuelven el arte, y TâniaPellegrini, para el entendimiento de la formación del campo crítico en Brasil.Citas
AZEVEDO, Luciene. Estratégias para enfrentar o presente: a perfomance, o segredo e a memória. 2004. Tese de doutoramento (Literatura comparada) – Instituto de Letras, UERJ, Rio de Janeiro, 2004.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DIAS, João Paulo M. Costurando os retalhos: Um beijo de colombina, de Adriana Lisboa. In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea 3. UFRJ, Editora Torre, 2011. Disponível em: http://www.forumdeliteratura.com.br/artigos/artigos-3-edicao/15-costurando-os-retalhos-um-beijo-de-colombina-de-adriana-lisboa. Acesso em: 6 jan. 2018.
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Tradução: Elisabeth Barbosa, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Neila Brasil Bruno

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.