A ficcionalização da história em História do cerco de Lisboa, de José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247368

Palavras-chave:

História do cerco de Lisboa, vestígio, ficcionalização, reconfiguração.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer e discutir a ficcionalização da História presente no romance saramaguiano História do cerco de Lisboa à luz da metaliteratura. Para versar sobre tal questão, abordada no interior da diegese, fez-se necessário tocar nos conceitos de vestígio, de reconfiguração, de ficcionalização, de historicização e de imaginário de Paul Ricoeur, inseridos em sua obra Tempo e Narrativa.

Biografia do Autor

Karen Lorrany Neves Adorno, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras - Português na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) desde maio de 2016. De 2012 à 2014 bolsista da CAPES pelo programa de Licenciaturas Internacionais para a realização da modalidade graduação-sanduíche. Mestre em Literatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pela linha de pesquisa Literatura, Cultura e Interdisciplinarida

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.

CERDEIRA, Teresa Cristina. José Saramago entre a história e a ficção: uma saga de portugueses. Belo Horizonte: Moinhos, 2018.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão, Irene Ferreira e Suzana Ferreira Borges. Editora Unicamp: 2013.

REIS, Carlos. Romance e história depois da revolução – José Saramago e a ficção portuguesa contemporânea. Atas do XVI Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (Tomo 3): o tempo narrado. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

ROANI, Gerson Luiz. O que está envolvido nesse cerco de Lisboa? (Dissertação de Mestrado – Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

ROANI, Gerson Luiz. Espaços que a história tece na ficção de Saramago. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, n. 27, dez., 2003, p. 99-110.

SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

Adorno, K. L. N. (2021). A ficcionalização da história em História do cerco de Lisboa, de José Saramago. Revista Investigações, 34(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247368

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.