Sobre asfalto e flores: livro, leitura, literatura e biblioteca no Brasil pós-golpe de 2016
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238171Abstract
RESUMO: Em tempos de golpe contra a democracia do país e avanços de retóricas autocráticas e fascistas, é urgente nos questionarmos sobre o lugar do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca no debate e na agenda política atual. Nesse ensaio, busco tecer breves considerações sobre os impactos negativos das atuais políticas do governo federal na luta pela democratização do direito à leitura e à cultura escrita e apontar conquistas e estratégias de resistência da sociedade e dos movimentos ligados à formação de leitores.
Palavras-chave: Livro e Leitura. Literatura. Biblioteca. Golpe de 2016.
References
AÇÃO EDUCATIVA ASSESORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (Org.). A ideologia do movimento Escola sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO (ABdC). Documento produzido pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) encaminhado ao CNE no contexto das Audiências públicas sobre a BNCC /2017. Rio de Janeiro, 2017.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Ofício nº 01/2015/GR a Presidente da Comissão Bicameral da Base Nacional Comum Curricular. Rio de Janeiro, 2015.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Nota da ANPEd sobre a entrega da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação. Rio de Janeiro, 2017.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Los estudiantes y la cultura. Editorial Labor, 1967. (Nueva Colección Labor).
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional por amostra de domicílios, 1992/2011 – Taxa de analfabetismo por grupos de idade, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Plano Nacional do Livro e da Leitura. Brasília: Ministério da Cultura, 2006.
BRASIL. Portaria Interministerial nº 1442, de 10 de Agosto de 2006. In: MARQUES NETO, J. C. (Org.). PNLL: textos e história. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades; Ouro sobre Azul, 2011.
CANÔNICA, Volnei. DLLLB continua em queda vertiginosa e vira um departamento na nova configuração do MinC. 2016. Disponível em: http://www.publishnews.com.br/materias/2016/08/18/dlllb-continua-em-queda-vertiginosa-e-vira-um-departamento-na-nova-configuracao-do-minc. Acesso: 27.06.2018.
CANÔNICA, Volnei. Para onde vão as políticas do livro e da leitura do MinC? 2016. Disponível em: http://www.publishnews.com.br/materias/2016/07/26/para-onde-vao-as-politicas-do-livro-e-da-leitura-no-minc. Acesso: 20.06.2018.
CARA, Daniel. O Programa “Escola sem Partido” quer uma escola sem educação. In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (Org.). A ideologia do movimento Escola sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
CAVALCANTE, Talita Lopes. Fotografias Post Mortem: prática comum na Era Vitoriana. 2013. Disponível em: http://www.museudeimagens.com.br/fotografias-post-mortem/. Acesso: 27.07.18.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura e resistência no Brasil hoje. 2017. Disponível em: https://suplementopernambuco.com.br/artigos/1936-literatura-e-resist%C3%AAncia-no-brasil-hoje.html. Acesso: 14.05.18.
GARCIA, Fernanda. PNLE, afinal de contas o que virou lei? 2018. http://www.publishnews.com.br/materias/2018/07/16/pnle-afinal-de-contas-o-que-virou-lei. Disponível em: http://www.publishnews.com.br/materias/2018/07/16/pnle-afinal-de-contas-o-que-virou-lei. Acesso: 27.07.18.
LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LINS, Osman. Avalovara. Apresentação de Antonio Candido. 2ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio. (Orgs.). Escritos de Educação (Pierre Bourdieu). Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PASSERON, Jean-Claude. Biographies, flux, itinéraires, trajectoires. Revue française de sociologie, v. XXXI, n. 1, p. 3-22, 1989.
QUEIROZ, Bartolomeu Campos de. Manifesto por um Brasil Literário. Rio de Janeiro: Movimento Brasil Literário (MBL), 2009.
TIBURI, Marcia. Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 André Magri Ribeiro de Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.