(Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251286

Keywords:

multiliteracies, pedagogy, design.

Abstract

The manifesto A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futurescelebrates today, in 2021, 25 years of its publication. We aim here to do a (re)reading of the manifesto as thorough and attentive as possible in other times and places different from the ones in which happened its conception and for that we return to theseminal text (1996) in its original version in English, also relying on translations and theoretical framework whose pedagogy of multiliteracies is the core. We concluded hat there is a need for constant (re)reading of the manifesto because each (re)reading is inserted in social and cultural contexts that are changeable over time.

Author Biography

Ricardo Tavares Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Possui graduação em Licenciatura Plena com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e nas suas respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012) e Especialização em Ensino da Língua Inglesa pela mesma universidade (2015). Iniciou carreira como docente em cursos de língua inglesa, atuou na rede privada de ensino fundamental e atuou como professor na rede estadual de ensino cearense lecionando Inglês e Espanhol na Educação Básica de Nível Fundamental e Médio. Atualmente é professor EBTT dedicação exclusiva Classe D II Nível 1 da rede federal de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) onde atua nas disciplinas de Inglês e Português Instrumentais nos cursos Técnicos modalidades Subsequente e Integrado em Nível Médio em Logística e Refrigeração e Climatização, além das disciplinas de língua inglesa na Educação Básica de Nível Médio. É membro do GELINSE - Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão.

References

ALENCAR, M. C. M. Breve panorama dos estudos de letramento(s) no Brasil - dos alfabetismos aos multiletramentos. UNILETRAS, Ponta Grossa, v. 37, n. 1, p. 123-140, jan/jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. 2006.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa. Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.

COSTA SILVA, T. R B. Pedagogia dos multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 11-23, jan./jun. 2016.

COPE, B.; KALANTZIS, M.; PINHEIRO, P. Letramentos. Editora da Unicamp, 2020.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Australia: Cambridge University Press, 2012.

COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning, Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145.

HISSA, D. L. A.; SOUSA, N. O. A Pedagogia dos Multiletramentos e a BNCC de Língua Portuguesa: diálogos entre textos. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 565-583, 2020.

LUKE, A. Looking at the Next 20 Years of Multiliteracies: A Discussion with Allan Luke. [Entrevista concedida a] GARCIA, A; SEGLEM, R. Theory Into Practice, v. 57, issue 1, p. 72-78, 2018.

MONTE MÓR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 46(1), p. 31 - 44, Jan./Jun. 2007.

PINHEIRO, P. Sobre o manifesto “A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” - 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 55.2, p. 525-530, 2016.

PINHEIRO, P. A Pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: algumas (re)considerações. Revista Linguagem em Foco, v.13, n. 2, p. 11-19, 2021.

RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-19, 2020.

RIBEIRO, A. E. Apresentação. In: CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa. Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.

ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, spring 1996, p. 60-92.

TILIO, Rogério. (Re)interpretando e implementando criticamente a Pedagogia dos Multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 33-42.

Published

2021-12-22

How to Cite

Martins, R. T. (2021). (Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251286

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)