Expressões idiomáticas metafóricas: ALIMENTO como domínio-fonte para PROBLEMA em discursos sobre economia e política
Resumen
Este trabalho investiga a realização de expressões idiomáticas metafóricas, cujos mapeamentos envolvem o domínio-fonte ALIMENTO para a compreensão do domínio-alvo PROBLEMA. O objetivo desta pesquisa é verificar as regularidades discursivas e cognitivas dessas instanciações. Para tanto, foram analisadas as expressões idiomáticas metafóricas: descascar abacaxis, enfiar o pé na jaca, pisar no tomate, resolver pepinos e ter a batata quente/assando em gêneros jornalísticos sobre política e economia, nos sites das revistas semanais Veja e Carta Capital. Os achados sugerem que essas expressões formam duas categorias de conceptuação, o que confere usos argumentativos diferentes no discurso jornalístico sobre política e economia.Citas
ANDRADE, Adriano Dias de. A metáfora no discurso das ciências. Recife: Editora da UFPE, 2012.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília, Editora da UnB, 2001.
KÖVECSES, Z. Metaphor in culture, universality and variation. New York: Cambridge, 2005.
______. Metaphor: a practical introduction. New York: Oxford, 2002.
LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Educ, 2002.
______. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.
SCHRÖDER, U. A. Da teoria cognitiva a uma teoria mais dinâmica, cultural e sociocognitiva da metáfora. Alfa. São Paulo, n. 52, vol. 1, pp. 39-56, 2008.
Van DIJK, T. A. Discurso e Contexto. São Paulo: Contexto, 2012.
VEREZA, S. C. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva. Linguagem em (Dis)curso, v. 7, n. 3, set./dez., 2007, pp. 487-506.
______________. O lócus da metáfora: linguagem, pensamento e discurso. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Letras e cognição, n. 41, 2010, pp. 199-212.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Adriano Dias de Andrade, Vinícius Nicéas do Nascimento

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.