Expressões idiomáticas metafóricas: ALIMENTO como domínio-fonte para PROBLEMA em discursos sobre economia e política
Abstract
Este trabalho investiga a realização de expressões idiomáticas metafóricas, cujos mapeamentos envolvem o domínio-fonte ALIMENTO para a compreensão do domínio-alvo PROBLEMA. O objetivo desta pesquisa é verificar as regularidades discursivas e cognitivas dessas instanciações. Para tanto, foram analisadas as expressões idiomáticas metafóricas: descascar abacaxis, enfiar o pé na jaca, pisar no tomate, resolver pepinos e ter a batata quente/assando em gêneros jornalísticos sobre política e economia, nos sites das revistas semanais Veja e Carta Capital. Os achados sugerem que essas expressões formam duas categorias de conceptuação, o que confere usos argumentativos diferentes no discurso jornalístico sobre política e economia.Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Adriano Dias de. A metáfora no discurso das ciências. Recife: Editora da UFPE, 2012.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília, Editora da UnB, 2001.
KÖVECSES, Z. Metaphor in culture, universality and variation. New York: Cambridge, 2005.
______. Metaphor: a practical introduction. New York: Oxford, 2002.
LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Educ, 2002.
______. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.
SCHRÖDER, U. A. Da teoria cognitiva a uma teoria mais dinâmica, cultural e sociocognitiva da metáfora. Alfa. São Paulo, n. 52, vol. 1, pp. 39-56, 2008.
Van DIJK, T. A. Discurso e Contexto. São Paulo: Contexto, 2012.
VEREZA, S. C. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva. Linguagem em (Dis)curso, v. 7, n. 3, set./dez., 2007, pp. 487-506.
______________. O lócus da metáfora: linguagem, pensamento e discurso. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Letras e cognição, n. 41, 2010, pp. 199-212.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Adriano Dias de Andrade, Vinícius Nicéas do Nascimento

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.