Um outro sertão literário: linguajar pantaneiro e espaço nacional em Inocência de Taunay
Abstract
O presente artigo investiga os usos do linguajar sertanejo – mais especificamente pantaneiro – no romance Inocência (1872), do Visconde de Taunay. Ao explorar elementos de formação linguística documentados pelo autor, a análise revela substratos ou adstratos indígenas, ibéricos, hispanoamericanos, assim como arcaísmos e inovações. No processo, argumenta-se que enquanto a narrativa participa na construção de um imaginário espacial da nação marcado pela dicotomia interior-costa, o linguajar empregado como “nativo” dos pantaneiros revela forte influência de práticas linguísticas oriundas do litoral.Riferimenti bibliografici
THE AMERICAN Heritage dictionary of the English language. 2000. 4th ed.
Boston, Houghton Mifflin.
CANDIDO, Antonio. 1971. Formação da Literatura Brasileira. São Paulo: Martins.
CANIATO, Benilde Justo. 2001. “O Regionalismo em Inocência de Taunay.” In: 6° Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas.
CORRÊA, Lucelino Rondon. 2001. Glossário pantaneiro. Campo Grande: Editora UNIDERP.
CORDE (Corpus Diacrónico del Español), Real Academia Española: cf. www.rae.es
CUNHA, A.G. 1988. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
HARPER, Douglas. Online Etymology Dictionary. cf. www.etymonline.com
LAPESSA, Rafael. 2005. História de la lengua española. Madrid: Editorial Gredos.
MARROQUIM, Mário. 1945. A Língua do Nordeste. São Paulo: Cia. Editora Nacional.
MATTOSO CÂMARA Jr., J. 1965. Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras. Rio de Janeiro: Acadêmica.
NAVARRO, Fred. 2004. Dicionário do Nordeste: 5.000 palavras e expressões. São Paulo: Estação Liberdade.
NOVO DICIONÁRIO Aurélio da Língua Portuguesa. 1986. Ed. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
PRIBERAM LÍNGUA Portuguesa On-line – Dicionário. Texto Editores, Universal. cf. www. priberam.pt
SILVA NETTO, Serafim. 1979. Introdução ao estudo da língua portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Presença.
SOMMER, Doris. 1991. Foundational fictions: the national romances of Latin America. Berkeley: University of California Press.
TAUNAY, Alfredo. 2002. Inocência. Porto Alegre: L&PM.
TEYSSIER, Paul. 1980. Histoire de la Langue Portugaise. Paris: Presses Universitaires de France.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2010 Bruno Carvalho

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.