Sobre a evolução literária
Abstract
A entrevista abaixo foi publicada no jornal L’Echo de Paris em 1891 e realizada por Jules Huret, jornalista nascido em Paris e conhecido pelas suas entrevistas com escritores. Nela, cuja força intelectual é imensa, o leitor encontrará os adágios celebres de Mallarmé: “Nomear um objeto é suprimir três quartos da potência do poema que é feito de adivinhar pouco a pouco: sugerir, eis o sonho” e “No fundo, o mundo é feito para acabar em um belo livro”, além de opiniões certeirasRiferimenti bibliografici
MALLARMÉ, S. 1995. Correspondance complète. Lettres sur la poésie. Préface d´Yves Bonnefoy. Edition de Bertrand Marchal. Paris: Gallimard.
______. 1998. Naissance de la modernité. Magazine Littéraire, nº. 368 – Sept. Paris.
______. 1998. Oeuvres complètes I. Édition Présentée, établie et annotée par Bertrand Marchal. Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Gallimard.
______. 2003. Oeuvres complètes II. Édition Présentée, établie et annotée par Bertrand Marchal. Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Gallimard.
______. 1998. Poésies. Édition de Bertrand Marchal. Paris: Gallimard.
______. 1998. Poésies e autres textes. Nouvelle édition établie, préfacée et annotée par Daniel Leuwers. Paris: Librairie Générale Française.
STEINMETZ, J.-L. 1998. Stéphane Mallarmé. L´absolu au jour le jour. Biographie. Paris: Fayard.
VALÉRY, P. 2005. Variété I et II. Paris: Gallimard.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2010 Márcio Freire

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.