Narratividade e comunidade. Considerações sobre a obra de Nathaniel Hawthorne
Abstract
Apesar da grande dificuldade de se encontrar uma solução satisfatóriapara as relações entre discurso literário e realidade social, a questãosempre se apresentou como o problema mais inevitável e necessário àteoria literária. Ao refletir sobre dois textos do ficcionista americanoNathaniel Hawthorne, este ensaio revisita textos clássicos sobre o temafocalizando em como a passagem de uma comunidade fechada para umasociedade problematizadora de suas verdades faz com que a linguagem dogênero narrativo abandone sua transparência e passe a trabalhar comoconstituidora de uma realidade.Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor. 2003. A posição do narrador no romance
conteporâneo. In: — Notas de literatura. São Paulo: Duas Cidades.
BENJAMIN, Walter. 1985. O narrador. Considerações sobre a obra de
Nikolai Leskov. In: — Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre
literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
CERVANTES, Miguel de. 2003. Dom Quixote. São Paulo: Abril.
CULLER, Jonathan. 1993. History and discourse in the analysis
of narrative. In: — The pursuit of signs: Semiotics, literature,
Deconstruction. Ithaca (New York): Cornell University Press.
ELIOT. T.S. 2004. Poesia. trad. de Ivan Junqueira. São Paulo: Arx.
HAWTHORNE, Nathaniel. 1993. Three complete novels. New
Jersey: Gramecy books.
HOMERO. 1960. Odisséia. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo:
Melhoramentos.
ISER, Wolfgang. 1983. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto
ficcional. In: — LIMA, Luis Costa. Teoria da literatura em suas fontes.
Rio de Janeiro: F. Alves.
KAFKA, Franz. 2003. O castelo. São Paulo: Abril.
LIMA, Luis Costa. 1989. A narrativa na escrita da história e da ficção.
In: — A aguarás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro:
Rocco.
______. 1991. A questão da narrativa. In: — Pensando nos trópicos
(dispersa demanda II). Rio de Janeiro: Rocco.
LUCKÁCS, Georg. 2000. Teoria do romance. São Paulo: Duas
Cidades.
ROSA, João Guimarães. 2001. Grande Sertão: Veredas. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2007 Raul Azevedo de Andrade Ferreira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.