O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre Ciência e Religião

Ana Paula Albonette de Nóbrega, ELANE CHAVEIRO SOARES

Resumo


O presente texto se refere a uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em ensino de ciências naturais e visou possibilitar um diálogo entre ciência e religião nas aulas de ciências naturais no ensino médio a partir da elaboração de um livro paradidático. A fundamentação teórica entrelaçou três campos de conhecimentos: formação de professores, concepções de ciência e relacionamento entre ciência e religião. Para conhecer qual a contribuição do diálogo entre tais campos no ensino de ciências naturais, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos instrumentos de pesquisa foi feita a partir da técnica da análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram que o professor que se percebe em desenvolvimento profissional consegue proporcionar um diálogo ético, tolerante e construtivo entre ciência e religião no exercício de sua prática pedagógica.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional docente; Diálogo entre ciência e religião; Ensino de ciências naturais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: