O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre Ciência e Religião
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.244135Parole chiave:
Desenvolvimento profissional docente, Diálogo entre ciência e religião, Ensino de ciências naturais.Abstract
O presente texto se refere a uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em ensino de ciências naturais e visou possibilitar um diálogo entre ciência e religião nas aulas de ciências naturais no ensino médio a partir da elaboração de um livro paradidático. A fundamentação teórica entrelaçou três campos de conhecimentos: formação de professores, concepções de ciência e relacionamento entre ciência e religião. Para conhecer qual a contribuição do diálogo entre tais campos no ensino de ciências naturais, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos instrumentos de pesquisa foi feita a partir da técnica da análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram que o professor que se percebe em desenvolvimento profissional consegue proporcionar um diálogo ético, tolerante e construtivo entre ciência e religião no exercício de sua prática pedagógica.
Riferimenti bibliografici
ALEXANDER, Denis R. Modelos para relacionar ciência e religião. The Faraday Institute for Science and Religion. Tradução: Guilherme V. R. de Carvalho. set. 2007. Disponível em: <http://www.cristaosnaciencia.org.br/recursos/parturient-egestas-vehicula/>. Acesso em: 23 jul. 2018.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set/dez 2010.
BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião: Inimigas, estranhas ou parceiras. Tradução: Paulo Salles. São Paulo: Cultrix, 2004.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores Os desafios da aprendizagem permanente. Tradução: Maria Assunção Flores. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.
GIL-PEREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 4. ed. Campinas: Editora Alínea, 2007.
GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 1994.
HARISSON, Peter. “Ciência” e “Religião”: Construindo os Limites. Revista de Estudo da Religião – REVER, São Paulo, 2006.
HARISSON, Peter. Os territórios da ciência e da religião. Tradução: Djair Dias Filho. Viçosa, MG: Ultimato, 2017.
JAPIASSU, Hilton. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa Tradução: Isabel Narciso. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo –Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan/abr 2009.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
MCGRATH, Alister E. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. Tradução: Jaci Maraschin. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.
RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 1: das origens à Grécia. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (a)
RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 2: Oriente, Roma e Idade Média. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (b)
RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 3: da Renascença à revolução científica. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (c)
RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 4: A ciência nos séculos XIX e XX. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (d)
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Tradução: Francisco Pereira. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os trabalhos submetidos são de responsabilidade exclusiva de sua autoria, que preserva o seu direito autoral.
É permitida a citação dos trabalhos publicados sem prévia autorização desde que seja explícita a menção à fonte da RMP