O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre Ciência e Religião

Auteurs

  • Ana Paula Albonette de Nóbrega Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso SEDUC/MT
  • Elane Chaveiro Soares Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2020.244135

Mots-clés :

Desenvolvimento profissional docente, Diálogo entre ciência e religião, Ensino de ciências naturais.

Résumé

O presente texto se refere a uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em ensino de ciências naturais e visou possibilitar um diálogo entre ciência e religião nas aulas de ciências naturais no ensino médio a partir da elaboração de um livro paradidático. A fundamentação teórica entrelaçou três campos de conhecimentos: formação de professores, concepções de ciência e relacionamento entre ciência e religião. Para conhecer qual a contribuição do diálogo entre tais campos no ensino de ciências naturais, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos instrumentos de pesquisa foi feita a partir da técnica da análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram que o professor que se percebe em desenvolvimento profissional consegue proporcionar um diálogo ético, tolerante e construtivo entre ciência e religião no exercício de sua prática pedagógica.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Albonette de Nóbrega, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso SEDUC/MT

Possui graduação em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), com Especialização em Educação em Ciências Naturais (2007) e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais - PPGECN/UFMT (2019) É professora efetiva do Estado de Mato Grosso, atuando como professora de Química para o Ensino Médio na Escola Estadual Liceu Cuiabano "Maria de Arruda Müller". Foi articuladora de projetos educacionais nesta escola por 3 anos. Participou como professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFMT. Área de interesse: formação de professores; ciência e religião.

Elane Chaveiro Soares, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Mestre em Educação/Ensino de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/1997). Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/1992). Áreas de Interesse: História e Filosofia da Química, Ciência e Religião, Formação de Professores de Química. Na UFMT sou docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química. Docente, orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais Mestrado Profissional (PPGECN/2017-2018). Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica em Química da UFMT/Cuiabá (2018-2020). Coordenadora Pedagógica da Licenciatura Plena em Química (DQ 2015-2016 e 2019-2021), Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/atual). Coordenadora do programa PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e ainda subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016).

Références

ALEXANDER, Denis R. Modelos para relacionar ciência e religião. The Faraday Institute for Science and Religion. Tradução: Guilherme V. R. de Carvalho. set. 2007. Disponível em: <http://www.cristaosnaciencia.org.br/recursos/parturient-egestas-vehicula/>. Acesso em: 23 jul. 2018.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set/dez 2010.

BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião: Inimigas, estranhas ou parceiras. Tradução: Paulo Salles. São Paulo: Cultrix, 2004.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores Os desafios da aprendizagem permanente. Tradução: Maria Assunção Flores. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.

GIL-PEREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 4. ed. Campinas: Editora Alínea, 2007.

GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 1994.

HARISSON, Peter. “Ciência” e “Religião”: Construindo os Limites. Revista de Estudo da Religião – REVER, São Paulo, 2006.

HARISSON, Peter. Os territórios da ciência e da religião. Tradução: Djair Dias Filho. Viçosa, MG: Ultimato, 2017.

JAPIASSU, Hilton. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa Tradução: Isabel Narciso. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo –Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan/abr 2009.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

MCGRATH, Alister E. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. Tradução: Jaci Maraschin. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 1: das origens à Grécia. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (a)

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 2: Oriente, Roma e Idade Média. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (b)

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 3: da Renascença à revolução científica. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (c)

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Volume 4: A ciência nos séculos XIX e XX. Tradução: Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (d)

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Tradução: Francisco Pereira. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Téléchargements

Publiée

2020-08-06