Aplicação do Design Centrado em Humano para o desenvolvimento de uma solução para dar transparência nos gastos em obras públicas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-0115.2021.252729Schlagworte:
transparência, informações públicas, LAI, HCDAbstract
Ao longo da história ficou evidente que os Estados modernos são caracterizados por “sociedades de informação” onde o conhecimento tem um papel central e decisivo em diferentes tipos de situação. Por esse motivo, a transparência voltada para setor público tem ganhado ainda maior importância e relevância no contexto social atual. Isso fica claramente exposto no que diz a Lei de Acesso à Informação (LAI) criada em novembro de 2011 que diz que a informação deve ser posta de maneira clara e de fácil entendimento. Apesar disso, ainda existem dificuldades de órgãos públicos em realizar uma transparência eficaz, principalmente no quesito de clareza e objetividade das informações prestadas. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de soluções, guiadas por métodos centrados nas necessidades das pessoas como o Design Centrado em Humano (HCD), a fim de que sejam produzidas formas mais efetivas de tornar as informações como gastos em obras públicas em linguagem acessível ao cidadão comum e de maneira tempestiva.Literaturhinweise
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