Aplicação do Design Centrado em Humano para o desenvolvimento de uma solução para dar transparência nos gastos em obras públicas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-0115.2021.252729

Parole chiave:

transparência, informações públicas, LAI, HCD

Abstract

Ao longo da história ficou evidente que os Estados modernos são caracterizados por “sociedades de informação” onde o conhecimento tem um papel central e decisivo em diferentes tipos de situação. Por esse motivo, a transparência voltada para setor público tem ganhado ainda maior importância e relevância no contexto social atual. Isso fica claramente exposto no que diz a Lei de Acesso à Informação (LAI) criada em novembro de 2011 que diz que a informação deve ser posta de maneira clara e de fácil entendimento. Apesar disso, ainda existem dificuldades de órgãos públicos em realizar uma transparência eficaz, principalmente no quesito de clareza e objetividade das informações prestadas. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de soluções, guiadas por métodos centrados nas necessidades das pessoas como o Design Centrado em Humano (HCD), a fim de que sejam produzidas formas mais efetivas de tornar as informações como gastos em obras públicas em linguagem acessível ao cidadão comum e de maneira tempestiva.

Biografie autore

Allan Mesquita da Costa, Universidade Federal Rural Pernambuco

Bacharelando em Ciência da Computação

Henrique César José da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharelando em Ciência da Computação da UFRPE.

Tiago Barbosa de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharelando em Ciência da Computação da UFRPE.

Valter Alves da Silva Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharelando em Ciência da Computação da UFRPE.

Ricardo André Cavalcante de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor associado do Departamento de Computação e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da UFRPE.

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Pubblicato

2021-12-23