Abordagem intercultural no livro didático: variação linguística na língua portuguesa

Adriana Letícia Torres da Rosa, José Batista de Barros, Madson Gois Diniz

Resumo


O objetivo este artigo é analisar a proposta de ensino da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa, para identificar a abordagem pedagógica dos recursos textuais tipicamente culturais nas atividades de leitura e escuta, produção de texto escrito e oral e análise linguística, bem como verificar se essa realiza-se em congruência com o estudo de gêneros textuais/textos e suas formas de uso em diferentes países de língua portuguesa. Como base teórica, apontam-se estudiosos filiados a estudos da enunciação, Bakhtin (2003, 2006), Ilari e Basso (2006), Faraco (2015), Geraldi (2009) e Marcuschi (2008); além da Análise do Discurso, a partir de Auroux (2009) e da Pedagogia Cultural, Giroux (2011). A análise de base qualitativa tem como amostra, três coleções do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, circulação em 2014, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) brasileiro (2012). Como corpus, estão as seções dos livros que abordam o estudo da variação linguística. Dentre as categorias de análise, destacam-se: o tratamento pedagógico do tema variação linguística; a abordagem do estudo de gêneros textuais/textos em uso em diferentes países de língua portuguesa.

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