Abordagem intercultural no livro didático: variação linguística na língua portuguesa
Abstract
O objetivo este artigo é analisar a proposta de ensino da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa, para identificar a abordagem pedagógica dos recursos textuais tipicamente culturais nas atividades de leitura e escuta, produção de texto escrito e oral e análise linguística, bem como verificar se essa realiza-se em congruência com o estudo de gêneros textuais/textos e suas formas de uso em diferentes países de língua portuguesa. Como base teórica, apontam-se estudiosos filiados a estudos da enunciação, Bakhtin (2003, 2006), Ilari e Basso (2006), Faraco (2015), Geraldi (2009) e Marcuschi (2008); além da Análise do Discurso, a partir de Auroux (2009) e da Pedagogia Cultural, Giroux (2011). A análise de base qualitativa tem como amostra, três coleções do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, circulação em 2014, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) brasileiro (2012). Como corpus, estão as seções dos livros que abordam o estudo da variação linguística. Dentre as categorias de análise, destacam-se: o tratamento pedagógico do tema variação linguística; a abordagem do estudo de gêneros textuais/textos em uso em diferentes países de língua portuguesa.Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.