Abordagem intercultural no livro didático: variação linguística na língua portuguesa

Auteurs-es

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • José Batista de Barros UFAL
  • Madson Gois Diniz UFPE

Résumé

O objetivo este artigo é analisar a proposta de ensino da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa, para identificar a abordagem pedagógica dos recursos textuais tipicamente culturais nas atividades de leitura e escuta, produção de texto escrito e oral e análise linguística, bem como verificar se essa realiza-se em congruência com o estudo de gêneros textuais/textos e suas formas de uso em diferentes países de língua portuguesa. Como base teórica, apontam-se estudiosos filiados a estudos da enunciação, Bakhtin (2003, 2006), Ilari e Basso (2006), Faraco (2015), Geraldi (2009) e Marcuschi (2008); além da Análise do Discurso, a partir de Auroux (2009) e da Pedagogia Cultural, Giroux (2011). A análise de base qualitativa tem como amostra, três coleções do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, circulação em 2014, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) brasileiro (2012). Como corpus, estão as seções dos livros que abordam o estudo da variação linguística. Dentre as categorias de análise, destacam-se: o tratamento pedagógico do tema variação linguística; a abordagem do estudo de gêneros textuais/textos em uso em diferentes países de língua portuguesa.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa. Atualmente acumula o cargo de vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE.

José Batista de Barros, UFAL

Professor da Universidade Federal de Alagoas, Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Mestre em Ciência da Linguagem. E-mail: josebatista.40@gmail.com. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq - Experimentação Pedagógica e Formação de Professores na Educação Básica: Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos. Membro do Centro Paulo Freire.

Madson Gois Diniz, UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Colégio de Aplicação. Doutor em Linguística. E-mail: madsongd@gmail.com. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq - Experimentação Pedagógica e Formação de Professores na Educação Básica: Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-25