Contribuições do PIBID/ biologia para o ensino de briófitas nas séries iniciais do ensino fundamental II do Colégio de Aplicação da UFPE

Helena Sandra Gouveia Honorato, Natália Ferreira da Silva, Tiago Pinheiro de Oliveira

Resumo


A botânica é uma das áreas da Biologia, em que mais se observa críticas de professores e alunos, quanto à quantidade de conceitos rebuscados que fogem do cotidiano do aluno. Seu ensino tem se revelado acentuadamente tecnicista e tradicional, o que acaba desestimulando aluno em seu processo de aprendizagem, Pensando nessa dificuldade, a pesquisa foi realizada no sétimo ano do ensino fundamental do CAp-UFPE, a partir da aplicação de aulas práticas em campo e laboratório além de atividades lúdicas realizadas, pelo Programa institucional de iniciação cientifica PIBID , sobre o conteúdo de briófitas. A partir da metodologia utilizada, constatou-se certa dificuldade em manter a turma concentrada e garantir êxito total durante o ensino, essa dificuldade reflete da quantidade de nomes e conceitos científicos que não se aproximam cotidiano do cotidiano dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Coord. Pedagógica (SOE-SOEP): (81) 2126-8328
Direção: (81) 2126-8335
Tesouraria: (81) 2126-8329/Fax: (81) 2126-8329