Contribuições do PIBID/ biologia para o ensino de briófitas nas séries iniciais do ensino fundamental II do Colégio de Aplicação da UFPE

Auteurs-es

  • Helena Sandra Gouveia Honorato UFPE
  • Natália Ferreira da Silva UFPE
  • Tiago Pinheiro de Oliveira UFPE

Résumé

A botânica é uma das áreas da Biologia, em que mais se observa críticas de professores e alunos, quanto à quantidade de conceitos rebuscados que fogem do cotidiano do aluno. Seu ensino tem se revelado acentuadamente tecnicista e tradicional, o que acaba desestimulando aluno em seu processo de aprendizagem, Pensando nessa dificuldade, a pesquisa foi realizada no sétimo ano do ensino fundamental do CAp-UFPE, a partir da aplicação de aulas práticas em campo e laboratório além de atividades lúdicas realizadas, pelo Programa institucional de iniciação cientifica PIBID , sobre o conteúdo de briófitas. A partir da metodologia utilizada, constatou-se certa dificuldade em manter a turma concentrada e garantir êxito total durante o ensino, essa dificuldade reflete da quantidade de nomes e conceitos científicos que não se aproximam cotidiano do cotidiano dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur-e

Helena Sandra Gouveia Honorato, UFPE

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife - PE.

Natália Ferreira da Silva, UFPE

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil, 50670-901.

Tiago Pinheiro de Oliveira, UFPE

Aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Recife- PE, Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-26