Contribuições do PIBID/ biologia para o ensino de briófitas nas séries iniciais do ensino fundamental II do Colégio de Aplicação da UFPE

Authors

  • Helena Sandra Gouveia Honorato UFPE
  • Natália Ferreira da Silva UFPE
  • Tiago Pinheiro de Oliveira UFPE

Abstract

A botânica é uma das áreas da Biologia, em que mais se observa críticas de professores e alunos, quanto à quantidade de conceitos rebuscados que fogem do cotidiano do aluno. Seu ensino tem se revelado acentuadamente tecnicista e tradicional, o que acaba desestimulando aluno em seu processo de aprendizagem, Pensando nessa dificuldade, a pesquisa foi realizada no sétimo ano do ensino fundamental do CAp-UFPE, a partir da aplicação de aulas práticas em campo e laboratório além de atividades lúdicas realizadas, pelo Programa institucional de iniciação cientifica PIBID , sobre o conteúdo de briófitas. A partir da metodologia utilizada, constatou-se certa dificuldade em manter a turma concentrada e garantir êxito total durante o ensino, essa dificuldade reflete da quantidade de nomes e conceitos científicos que não se aproximam cotidiano do cotidiano dos estudantes.

Author Biographies

Helena Sandra Gouveia Honorato, UFPE

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife - PE.

Natália Ferreira da Silva, UFPE

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil, 50670-901.

Tiago Pinheiro de Oliveira, UFPE

Aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Recife- PE, Brasil.

Published

2017-02-26