A perspectiva cidadã da redação do Enem: o olhar do gestor, do professor de Língua Portuguesa e do aluno concludente do ensino médio do Codap/UFS

Victor Rene Andrade Souza, Jaqueline Gomes dos Santos Teles

Resumo


O presente trabalho descreve a relação entre o Enem e o trabalho pedagógico com produção de texto no tocante à perspectiva da cidadania a partir das perspectivas e percepções dos atores sociais envolvidos e responsáveis pela operacionalização do processo educacional de avaliação em larga escala: gestor, docentes de Língua Portuguesa e alunos concludentes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, Codap/UFS. O método adotado para efetivação deste estudo foi a aplicação de questionários à equipe diretiva, a 5 professores de Língua Portuguesa e a 57 estudantes concludentes do ensino médio, posteriormente analisados qualiquantitativamente. Os resultados apontam que, tanto no nível organizacional da instituição quanto na prática pedagógica dos docentes, há uma tentativa de estar em concomitância com o que orientam os documentos balizadores. A partir da voz dos alunos, por seu turno, identifica-se o olhar do sujeito alvo da política em questão.


Texto completo:

182-196

Referências


ABREU, Ricardo Nascimento. Exercício da cidadania e direitos humanos: as funções da competência V na redação do ENEM. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

ALMEIDA, Maria Josefa de Menezes. Impactos do Enem sobre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

BISPO, Marlucy Mary Gama. O Enem enquanto política pública. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia do Participante: A redação no Enem 2014. Brasília: MEC, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000. Brasília: INEP, 2000.

FREITAG, Raquel Meister Ko et al. Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, v. 13, n. 5, 2017.

FREITAG, Raquel Meister Ko. A Competência I na prova de Redação do ENEM. In: SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

LOCCO, Leila de Almeida. Políticas públicas de avaliação: o ENEM e a escola de ensino médio. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

TELES, Jaqueline Gomes dos Santos. Políticas públicas e ensino médio: a perspectiva cidadã da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335