A perspectiva cidadã da redação do Enem: o olhar do gestor, do professor de Língua Portuguesa e do aluno concludente do ensino médio do Codap/UFS

Authors

  • Victor Rene Andrade Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Jaqueline Gomes dos Santos Teles Universidade Federal de Sergipe

Abstract

O presente trabalho descreve a relação entre o Enem e o trabalho pedagógico com produção de texto no tocante à perspectiva da cidadania a partir das perspectivas e percepções dos atores sociais envolvidos e responsáveis pela operacionalização do processo educacional de avaliação em larga escala: gestor, docentes de Língua Portuguesa e alunos concludentes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, Codap/UFS. O método adotado para efetivação deste estudo foi a aplicação de questionários à equipe diretiva, a 5 professores de Língua Portuguesa e a 57 estudantes concludentes do ensino médio, posteriormente analisados qualiquantitativamente. Os resultados apontam que, tanto no nível organizacional da instituição quanto na prática pedagógica dos docentes, há uma tentativa de estar em concomitância com o que orientam os documentos balizadores. A partir da voz dos alunos, por seu turno, identifica-se o olhar do sujeito alvo da política em questão.

Author Biographies

Victor Rene Andrade Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade - GELINS. Voluntário do Programa Institucional de Iniciação Científica (PICVOL) no plano de trabalho "Desempenho na educação básica: a perspectiva cidadã da redação do Enem" vinculado ao projeto "Acesso, permanência e desempenho na educação básica e na educação superior" (POSGRAP/COPES/UFS - PIBIC/PICVOL 2017). Monitor das disciplinas de Fonologia da Língua Portuguesa e Sociolinguística da Coordenação de Monitoria da UFS (DEAPE). Foi componente do projeto "CTI-EB Desenvolvimento de Tecnologias Sociais para Formalização e Ressignificação de Práticas Culturais em Aracaju/SE" (CTI-EB) CAPES/FAPITEC/SE 05/2014). Tem interesse nas Áreas de Sociolinguística, Fonologia e Ensino de Língua Portuguesa.

Jaqueline Gomes dos Santos Teles, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda (2017) e Mestre (2010-2012) em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista (2009) em ESCOLA & COMUNIDADE pela UFS e graduada pelo Departamento de LETRAS da mesma universidade (2003-2008) onde participou, como bolsista, de atividades de extensão e pesquisa. Desde então, ministrou aulas em turmas de Ensino Fundamental (EMEF Alencar Cardoso), Ensino Médio (Colégio Costa e Silva), Pré-Vestibular (Programa Conexões de Saberes/MEC) e Ensino Superior (Departamento de Educação/UFS; Departamento de Educação e Letras/Faculdade Maurício de Nassau). Tem experiência com coordenação pedagógica a partir do trabalho desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFS. Desenvolve estudos acerca de avaliação em larga escala e currículo na Educação Básica, sobretudo em língua portuguesa. Além disso, participa do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação (NETE/UFS) e das atividades desenvolvidas pelo GELINS (Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade).

References

ABREU, Ricardo Nascimento. Exercício da cidadania e direitos humanos: as funções da competência V na redação do ENEM. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

ALMEIDA, Maria Josefa de Menezes. Impactos do Enem sobre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

BISPO, Marlucy Mary Gama. O Enem enquanto política pública. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia do Participante: A redação no Enem 2014. Brasília: MEC, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000. Brasília: INEP, 2000.

FREITAG, Raquel Meister Ko et al. Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, v. 13, n. 5, 2017.

FREITAG, Raquel Meister Ko. A Competência I na prova de Redação do ENEM. In: SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.

LOCCO, Leila de Almeida. Políticas públicas de avaliação: o ENEM e a escola de ensino médio. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

TELES, Jaqueline Gomes dos Santos. Políticas públicas e ensino médio: a perspectiva cidadã da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017.

Published

2018-11-30