A perspectiva cidadã da redação do Enem: o olhar do gestor, do professor de Língua Portuguesa e do aluno concludente do ensino médio do Codap/UFS
Résumé
O presente trabalho descreve a relação entre o Enem e o trabalho pedagógico com produção de texto no tocante à perspectiva da cidadania a partir das perspectivas e percepções dos atores sociais envolvidos e responsáveis pela operacionalização do processo educacional de avaliação em larga escala: gestor, docentes de Língua Portuguesa e alunos concludentes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, Codap/UFS. O método adotado para efetivação deste estudo foi a aplicação de questionários à equipe diretiva, a 5 professores de Língua Portuguesa e a 57 estudantes concludentes do ensino médio, posteriormente analisados qualiquantitativamente. Os resultados apontam que, tanto no nível organizacional da instituição quanto na prática pedagógica dos docentes, há uma tentativa de estar em concomitância com o que orientam os documentos balizadores. A partir da voz dos alunos, por seu turno, identifica-se o olhar do sujeito alvo da política em questão.
Références
ABREU, Ricardo Nascimento. Exercício da cidadania e direitos humanos: as funções da competência V na redação do ENEM. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.
ALMEIDA, Maria Josefa de Menezes. Impactos do Enem sobre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.
BISPO, Marlucy Mary Gama. O Enem enquanto política pública. In. SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia do Participante: A redação no Enem 2014. Brasília: MEC, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000. Brasília: INEP, 2000.
FREITAG, Raquel Meister Ko et al. Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, v. 13, n. 5, 2017.
FREITAG, Raquel Meister Ko. A Competência I na prova de Redação do ENEM. In: SILVA. Leilane Ramos da; FREITAG, Raquel Meister Ko. (Org.). Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o ENEM. João Pessoa: Editora do CCTA, 2015.
LOCCO, Leila de Almeida. Políticas públicas de avaliação: o ENEM e a escola de ensino médio. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.
TELES, Jaqueline Gomes dos Santos. Políticas públicas e ensino médio: a perspectiva cidadã da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.