Doping e teomania: breves considerações éticas para as aulas de EducaçãoFísica

Bruno Rodrigo Lippo, Marcos Paulo Silva

Resumo


O Brasil, recentemente,foi o centro das atenções do cenário mundial em função de dois grandes eventos esportivos de grande relevância: a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. Esses dois acontecimentos são conteúdos principais ou transversais das aulas da disciplina Educação Física e merecem discussão do ponto de vista educacional, ético e moral, principalmente na relação do doping com o desempenho e a relação dos atletas com a ganância de vencer ou com apenas o desejo de competir. Serão discutidas com exemplos de grandes atletas, além da teomania e a competição do ponto de vista filosófico. Concluímos que, o valor moral de cada atleta é determinante para a escolha entre o doping ou o jogo limpo do esporte. Essas temáticas podem colaborar com novas perspectivas humanísticas durante as aulas de Educação Física escolar.


Texto completo:

267-280

Referências


ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2005.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.

BUSQUETS, M. S. et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 1o e 2o ciclos. Brasília: v. 7. 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: v. 7.1998.

SANTOS, Mário Ferreira dos. Cristianismo: a religião do homem. Bauru: EDUSC, 1993.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ASSOCIATION FOOTBALL (FIFA) (2013).Combate ao doping no futebol. Disponível em : . Acesso em 10 jun. 2018.

OLIVEIRA, Osmar. História do dopping – parte 1 (2012). Consultado em 17 de janeiro de 2013.Disponível em: .

OLIVEIRA, Osmar. Lista de atletas dopados – (1997 até 2013) (2012). Consultado em 17 de janeiro de 2013. Disponível em:http://drosmar.com/dopping/lista-de-atletas-dopados-1997-ate-2010/.

SILVA, Sandra Siqueira da.A modernidade e a pós modernidade. Uma leitura de Michel Maffesoli e Anthony Giddens. RBSE, 10 (29): 372-377, ISSN 1676-8965, Disponível em: .

TUBINO, Manoel Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica - ISSN: 2447-6943

Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Colégio de Aplicação da UFPE

Endereço
Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550

Telefones
Secretaria: (81) 2126-8332
Direção: (81) 2126-8335