Doping e teomania: breves considerações éticas para as aulas de EducaçãoFísica
Résumé
O Brasil, recentemente,foi o centro das atenções do cenário mundial em função de dois grandes eventos esportivos de grande relevância: a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. Esses dois acontecimentos são conteúdos principais ou transversais das aulas da disciplina Educação Física e merecem discussão do ponto de vista educacional, ético e moral, principalmente na relação do doping com o desempenho e a relação dos atletas com a ganância de vencer ou com apenas o desejo de competir. Serão discutidas com exemplos de grandes atletas, além da teomania e a competição do ponto de vista filosófico. Concluímos que, o valor moral de cada atleta é determinante para a escolha entre o doping ou o jogo limpo do esporte. Essas temáticas podem colaborar com novas perspectivas humanísticas durante as aulas de Educação Física escolar.
Références
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2005.
BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BUSQUETS, M. S. et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 1o e 2o ciclos. Brasília: v. 7. 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: v. 7.1998.
SANTOS, Mário Ferreira dos. Cristianismo: a religião do homem. Bauru: EDUSC, 1993.
INTERNATIONAL FEDERATION OF ASSOCIATION FOOTBALL (FIFA) (2013).Combate ao doping no futebol. Disponível em :<http://pt.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/medical/antidoping/index.html> . Acesso em 10 jun. 2018.
OLIVEIRA, Osmar. História do dopping – parte 1 (2012). Consultado em 17 de janeiro de 2013.Disponível em: <http://drosmar.com/dopping/historia-do-dopping-parte-i/> .
OLIVEIRA, Osmar. Lista de atletas dopados – (1997 até 2013) (2012). Consultado em 17 de janeiro de 2013. Disponível em:http://drosmar.com/dopping/lista-de-atletas-dopados-1997-ate-2010/.
SILVA, Sandra Siqueira da.A modernidade e a pós modernidade. Uma leitura de Michel Maffesoli e Anthony Giddens. RBSE, 10 (29): 372-377, ISSN 1676-8965, Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html> .
TUBINO, Manoel Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.