Doping e teomania: breves considerações éticas para as aulas de EducaçãoFísica

Auteurs

  • Bruno Rodrigo Lippo UFPE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Marcos Paulo Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns

Résumé

O Brasil, recentemente,foi o centro das atenções do cenário mundial em função de dois grandes eventos esportivos de grande relevância: a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. Esses dois acontecimentos são conteúdos principais ou transversais das aulas da disciplina Educação Física e merecem discussão do ponto de vista educacional, ético e moral, principalmente na relação do doping com o desempenho e a relação dos atletas com a ganância de vencer ou com apenas o desejo de competir. Serão discutidas com exemplos de grandes atletas, além da teomania e a competição do ponto de vista filosófico. Concluímos que, o valor moral de cada atleta é determinante para a escolha entre o doping ou o jogo limpo do esporte. Essas temáticas podem colaborar com novas perspectivas humanísticas durante as aulas de Educação Física escolar.

Bibliographies de l'auteur

Bruno Rodrigo Lippo, UFPE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Departamento de Educação Fisica UFPE

Marcos Paulo Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns

Filosofia

Références

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Publiée

2018-11-30