The place of non-eurocentric epistemologies in brazilian schools
Keywords:
bases of knowledge, critical education, popular educationAbstract
This article discusses the place of non-Eurocentric epistemologies in Brazilian schools, from the
perspective of students. Therefore, in addition to a bibliographic-documentary research supporting the
thematic discussion, a field investigation was carried out in order to access the students about their
basic school experience. Thus, based on the notional contribution of Saviani (1984) and Ribeiro (1993)
on school and democracy, of Guiles (1993) and Japiassu (1979) on epistemology, and of Henriques (2019; 2021) on critical teaching of Portuguese language, the students' perception concerning the ethnocultural matrices of knowledge switched in school contents and objects was investigated, according to
a perspective of citizen education. It appears from the investigated the perpetuation of a Eurocentricscientist verticalizing paradigm in the school educational experiences lived by the investigated, which
both defend a single truth about knowledge and impose violence of identity and conceptual abjection
that reinforce social prejudices about popular knowledge and colonized matrix cultures. Therefore, an opposition to the maintenance of such a paradigm will be clarified, assuming the task of propagating a
non-colonial educational perspective, allocating subaltern knowledge in the same value-appreciative
position as those of the hegemonic traditional curriculum, as a form of resistance, transgression and
social change.
References
BAGNO, M. A. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, DE 20 DE
DEZEMBRO DE 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos
Jurídicos. Acessada em: 05.08.2021. Disponível:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Acessado em: 05.08.2021. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Bases Legais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1999. 110p. Acessado em 05.08.2021. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf>.
BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011
CALDEIRONI, V. A. M. de O.; NASCIMENTO, A. C. Saberes tradicionais indígenas, saberes ocidentais, suas intersecções na educação escolar indígena. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 303-318, jan./dez. 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2011.
GERALDI, J. W. Com a palavra: João Wanderley Geraldi. In: Sweder Souza; Andréia Rutiquewiski. (Org.). Ensino de língua portuguesa e base nacional comum curricular - propostas e desafios (bncc & ensino fundamental ii). 1 aed. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2020.
GUILES, T. R. Dicionário de Filosofia: termos e filósofos. São Paulo: EPU, 1993
HENRIQUES, E. Se Língua é Poder, ensinar Língua consiste em quê?. In.: MONTENEGRO, R. K. A. Educação: possibilidades e caminhos. Campo Grande, Editora Inovar, 2019, p. 471-486.
JAPIASSÚ, H. F. Introdução ao pensamento epistemológico. 3. ed. Rio de Janeiro:
Francisco Alves Editora, 1979.
ROEDEL, H. Do Mito de Cam ao Racismo Estrutural: Uma Pequena Contribuição ao Debate. Projeto AFRO-PORT: Afrodescendência em Portugal [FCT/PTDC/SOCANT/30651/2017]. Lisboa. No.02. Julho. 2020. 01-19. Disponível em: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/afroport/artigos/.
LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S.. As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos.___ In: Educação escolar: políticas, estrutura e organização São Paulo: Cortez, 2003. p. 355-378.
OLIVEIRA, L. F. História da África e dos africanos na escola: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.
PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RIBEIRO, P. R. M. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003. Acessado em 28 de Abril de 2020.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em aberto, Brasília, v. 3, n.22, p. 1-6, jul./ago. 1984
SOARES, M. O Livro Didático como fonte para a história da leitura e da formação do professorleitor. In. MARINHO M. (Org.). Ler e Navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.