Programa Dinheiro Direto na Escola: Evidências da Educação Básica no Nordeste
Parole chiave:
políticas públicas, política educacional, financiamento da educação, programa dinheiro direto na escola (PDDE)Abstract
O presente artigo buscou analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na região Nordeste, sob duas dimensões: i) O padrão descritivo de execução do PDDE na região Nordeste ao longo do período de 2014 à 2021; ii) A produção acadêmica sobre o Programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) na região selecionada, no período de 2005 à 2021. Foi utilizado um desenho metodológico de avaliação descritiva e comparativa, buscando contribuir com os estudos sobre avaliação de programas governamentais educacionais. Os achados da pesquisa empírica sugerem que, embora o programa seja consolidado nas escolas nordestinas, há necessidade de atualização dos valores repassados e maior inserção na produção do conhecimento sobre o PDDE. Acredita-se que estudos dessa natureza possam auxiliar no refinamento dessa agenda de pesquisa e realização de futuros trabalhos com distintas abordagens metodológicas.
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