Programa Dinheiro Direto na Escola: Evidências da Educação Básica no Nordeste

Auteurs

Mots-clés :

políticas públicas, política educacional, financiamento da educação, programa dinheiro direto na escola (PDDE)

Résumé

O presente artigo buscou analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na região Nordeste, sob duas dimensões: i) O padrão descritivo de execução do PDDE na região Nordeste ao longo do período de 2014 à 2021; ii) A produção acadêmica sobre o Programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) na região selecionada, no período de 2005 à 2021. Foi utilizado um desenho metodológico de avaliação descritiva e comparativa, buscando contribuir com os estudos sobre avaliação de programas governamentais educacionais. Os achados da pesquisa empírica sugerem que, embora o programa seja consolidado nas escolas nordestinas, há necessidade de atualização dos valores repassados e maior inserção na produção do conhecimento sobre o PDDE. Acredita-se que estudos dessa natureza possam auxiliar no refinamento dessa agenda de pesquisa e realização de futuros trabalhos com distintas abordagens metodológicas.

Bibliographies de l'auteur

Cletiane Medeiros Costa de Araújo

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora substituta do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ítalo Fittipaldi

Doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB.

Saulo Felipe Costa

Doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB. Pesquisador PNPD no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publiée

2024-12-05