Organization of pedagogical work in preschool: an exploratory study in public units in Delmiro Gouveia – AL
Keywords:
organization of pedagogical work, preschool, pedagogical practiceAbstract
This study reflects the Organization of Pedagogical Work (OTP), which seeks to understand the organization of pedagogical practice within Preschool through the pedagogical practice of teachers; The study was developed within the scope of the Degree Course in Pedagogy as a result of the Course Conclusion Work of the Federal University of Alagoas Campus do Sertão and aims to understand the
Organization of Pedagogical Work of teachers who work in Preschool with children aged 4 and 5 in the
city of Delmiro Gouveia - Alagoas; In this context, the present methodological approach of this study is configured as qualitative of an exploratory nature; Thus, seeking to understand aspects of routine, planning, activities, time-space, materials and resources, evaluation and other elements that integrate the Organization of Pedagogical Work, to analyze the practices of teachers in the construction of children's development and learning, and therefore, to collaborate for reflection on the relationship
between organization of pedagogical work and learning; Highlighting the relevance of the Organization of Pedagogical Work (OTP), both in the pedagogical practice of teachers and its influence on the learning process of children, which contributes to the construction of quality learning, highlighting the
importance of avoiding improvised and disorganized practices.
References
ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular de Alagoas
para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Maceió: SEC-AL, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_201
pdf.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 7. ed. – Brasília, DF:
Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023b. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/642419.
BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança
e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16
jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de
Educação (PNE) e dá outras exceções. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em:
https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/20204.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF,
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2010. Disponível
em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF, 1998. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf.
CHARLOT, B. Enquanto houver professores. Os universais da situação de ensino.
Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed,
, p.75-87
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas,
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Uma pedagogia
crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1990.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. Rio de Janeiro, EPU, 2018.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. 7ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes,
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.