Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: um estudo exploratório nas unidades públicas de Delmiro Gouveia – AL

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Mots-clés :

organização do trabalho pedagógico, educação infantil, prática pedagógica

Résumé

Este estudo reflete a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), o qual busca compreender a organização da prática pedagógica dentro da Educação Infantil através da prática pedagógica de professores; O estudo foi desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia como resultado para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão e tem como objetivo compreender sobre a Organização do Trabalho Pedagógico de professoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos na cidade de Delmiro Gouveia – Alagoas; Nesse contexto, a presente abordagem metodológica deste estudo se configura como qualitativa de natureza exploratória; Buscando, assim, compreender aspectos da rotina, planejamento, atividades, tempo-espaço, materiais e recursos, avaliação e outros elementos que integram a Organização do Trabalho Pedagógico, analisar as práticas das professoras na construção do desenvolvimento e aprendizagem de crianças, e portanto, colaborar para reflexão sobre a relação entre organização do trabalho pedagógico e aprendizagem; Destacando a relevância da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), tanto na prática pedagógica de professores quanto a sua influência no processo de aprendizado das crianças, que contribui para construção da aprendizagem de qualidade, evidenciando a importância de evitar práticas improvisadas e desorganizadas.

Biographie de l'auteur

Mayara Teles Viveiros de Lira, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Educacional; Graduada em Pedagogia pela UFAL.

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Publiée

2024-12-19