Leitura de cartas geográficas: relato de experiência da oficina realizada no CAp da UFPE
Schlagworte:
cartografia, ensino de geografia, oficinaAbstract
O presente trabalho se trata de um relato de experiência fruto do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia IV, componente curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, que propõe a observação e regência em turmas do Ensino Médio. Tendo como lócus o Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE e seguindo o plano de ensino da turma, propôs-se a oficina “Leitura de Cartas Geográficas” como parte da sequência didática para a unidade temática de cartografia. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a aplicação da oficina, perpassando pela justificativa da escolha da proposta, descrição do plano de aula teórico-prático e o feedback avaliativo. A partir de uma metodologia qualitativa-descritiva, foi possível demonstrar as etapas da aplicação da oficina, as atividades realizadas, os materiais utilizados, além de apresentar e discutir os resultados. Portanto, denota-se que o estágio é essencial para a formação docente, visto que a experiência promoveu uma formação processual e satisfatória, da mesma forma que a regência e a execução das atividades foram proveitosas e produtivas graças a conexão respeitosa estabelecida com a turma.
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