Leitura de cartas geográficas: relato de experiência da oficina realizada no CAp da UFPE

Auteurs

Mots-clés :

cartografia, ensino de geografia, oficina

Résumé

O presente trabalho se trata de um relato de experiência fruto do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia IV, componente curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, que propõe a observação e regência em turmas do Ensino Médio. Tendo como lócus o Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE e seguindo o plano de ensino da turma, propôs-se a oficina “Leitura de Cartas Geográficas” como parte da sequência didática para a unidade temática de cartografia. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a aplicação da oficina, perpassando pela justificativa da escolha da proposta, descrição do plano de aula teórico-prático e o feedback avaliativo. A partir de uma metodologia qualitativa-descritiva, foi possível demonstrar as etapas da aplicação da oficina, as atividades realizadas, os materiais utilizados, além de apresentar e discutir os resultados. Portanto, denota-se que o estágio é essencial para a formação docente, visto que a experiência promoveu uma formação processual e satisfatória, da mesma forma que a regência e a execução das atividades foram proveitosas e produtivas graças a conexão respeitosa estabelecida com a turma.

Bibliographies de l'auteur

Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Ciências Geográficas - UFPE

Edmário Marques de Menezes Júnior, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Geografia e professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Références

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In:

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.).

Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de

trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

DOMINGUINI, L. A transposição didática como intermediadora entre o conhecimento

científico e o conhecimento escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação,

v. 7, n. 2, 2008.

KAERCHER, N. A. A geografia é nosso dia a dia. In: CASTROGIOVANI, A.C. et al

(Orgs.). GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: Práticas e Reflexões. Porto Alegre/RS:

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre, 1998. p. 13-23.

KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In:

V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria em América del Sur, v.1, Mar

del Plata, 2005.

MARTINS, R. E. M. W. O estágio na licenciatura em Geografia como um espaço de

formação compartilhada. Boletim Goiano de Geografia, Goiania/GO, v. 35, n. 2, p.

-253, maio/ago 2015.

MENEZES, V. S. A historiografia da Geografia acadêmica e escolar: uma relação de

(des) encontros. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 343-362, 2015.

NETA, M. P. S.; ANDRADE, I. M. Estágio em geografia: teoria e prática na

formação de professores. In: VIII Encontro Baiano de Geografia, 2011, Vitória da

Conquista. Bahia, 2011.

OLIVEIRA, G. P. Avaliação formativa nos cursos superiores: verificações qualitativas

no processo de ensino-aprendizagem e a autonomia dos educandos. Revista

Iberoamericana de Educación, v. 15, p. 1-6, 2002.

OLIVEIRA, P. J. de; ALMEIDA, J. A. P. de. Cartografia Temática. São Cristóvão:

Universidade Federal do Sergipe, CESAD, 2009.

PANDIN, A. R. Oficina pedagógica de cartografia: uma proposta metodológica

para o ensino de geografia. Trabalho de Conclusão de Curso - Bacharelado em

Geografia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2006.

SCALABRIN, I. C. MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do Estágio

Supervisionadonas licenciaturas. Revista Unar, v. 1, pág. 1-12, 2013.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA,

António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed.

Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

Téléchargements

Publiée

2024-11-07

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências