A dança nas práticas pedagógicas da Educação Infantil numa escola pública

Os saberes corporais integrados aos processos de aprendizagem

Auteurs-es

Mots-clés :

Dança na Educação Infantil; Práticas pedagógicas na Educação Infantil; Corpo e dança na escola.

Résumé

Este artigo aborda uma pesquisa que teve como objetivo construir, desenvolver e analisar, com a participação ativa das crianças, uma proposta intitulada “A Dança da Vida”, composta por três práticas pedagógicas sobre o tema “Ciclos da vida vegetal e animal”, realizada através da corporeidade que se expressa nas vivências da dança, dirigida a uma turma de Educação Infantil de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, durante o período da pandemia de Covid. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa, classificada como um estudo de caso, contemplando também, características de uma pesquisa-ação. Tomando-se como referência a educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, consideramos relevante refletir sobre alguns aspectos relacionados ao corpo e à infância, questionando os processos de escolarização colonizadora no Brasil que teve o corpo como alvo de objetificação e exploração, para a partir disto repensarmos práticas educativas capazes de emergir e legitimar os saberes corporais. O trabalho com a concepção de dança defendida por Isabel Marques, enquanto área de conhecimento que permite uma percepção crítica e integrada do corpo e das suas múltiplas relações consigo, com o outro e com o mundo, facilitou a participação ativa das crianças na construção das práticas pedagógicas, como também favoreceu a abertura de espaços de escuta, criação, formulação de hipóteses e curiosidades, viabilizando a ampliação do conhecimento de si e do mundo.

Bibliographies de l'auteur-e

Débora Barros, UFRJ

Pedagoga (UNIRIO), professora de Educação Infantil na rede pública municipal do RJ e mestre em Dança (UFRJ), na linha de pesquisa Dança/Educação.

Alexandre Moraes de Mello, UFRJ

Pós-doutor em Ciências da Educação/Cultura Infantil pelo Experice / Paris 13-Paris 8 / Sorbonne Paris Cité, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Didática da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-graduado em Psicomotricidade (IBMR). Professor Titular da UFRJ. Professor credenciado do Curso de Mestrado em Dança (PPGDan-EEFD/UFRJ).

Lara Seidler de Oliveira, UFRJ

Professora do Programa de Pós graduação em Dança UFRJ, Professora Associada do Departamento de Arte Corporal /DAC da UFRJ. Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestre em Ciência da Arte pela UFF, pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e bacharel em Dança pela UFRJ.

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Publié-e

2025-07-16