As Performatividades de Gênero no Espaço Escolar: Abjeção e Formação Crítica para a Cidadania
Resumen
A escola é notório ambiente de formação e desenvolvimento dos sujeitos. Os/as estudantes vivenciam nesta instituição experiências que nortearão as suas visões de mundo e os seus caracteres por toda a vida. Conscientes disto, os/as docentes buscam realizar um exercício pedagógico que leve seus/suas discentes à uma consciência dos valores, da cultura e das “normas” sociais que levarão os/as jovens a uma normalização social e a uma absorção pelo mercado acadêmico e profissional pós-escola. Assim, surgem/são aplicadas as “diretrizes de gênero”, que visam imprimir o ideal de Masculino e de Feminino sobre os/as aprendizes, revelando que a escola pode ser tanto o ambiente da opressão e da nulidade das identidades (MISKOLCI, 2012; BUTLER, 2009; MOITA-LOPES, 2009; LOURO, 2001), quanto da inclusão e da aceitação, um ambiente de aprendizagem pelas diferenças. Neste artigo, refletir-se-á sobre o papel da educação frente à diversidade na sociedade a partir da própria escola.
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