As Performatividades de Gênero no Espaço Escolar: Abjeção e Formação Crítica para a Cidadania

Autores/as

  • Eduardo Oliveira Henriques de Araújo UFPE
  • Guilherme Barbosa Universidade Nova de Lisboa

Resumen

A escola é notório ambiente de formação e desenvolvimento dos sujeitos. Os/as estudantes vivenciam nesta instituição experiências que nortearão as suas visões de mundo e os seus caracteres por toda a vida. Conscientes disto, os/as docentes buscam realizar um exercício pedagógico que leve seus/suas discentes à uma consciência dos valores, da cultura e das “normas” sociais que levarão os/as jovens a uma normalização social e a uma absorção pelo mercado acadêmico e profissional pós-escola. Assim, surgem/são aplicadas as “diretrizes de gênero”, que visam imprimir o ideal de Masculino e de Feminino sobre os/as aprendizes, revelando que a escola pode ser tanto o ambiente da opressão e da nulidade das identidades (MISKOLCI, 2012; BUTLER, 2009; MOITA-LOPES, 2009; LOURO, 2001), quanto da inclusão e da aceitação, um ambiente de aprendizagem pelas diferenças. Neste artigo, refletir-se-á sobre o papel da educação frente à diversidade na sociedade a partir da própria escola. 

Biografía del autor/a

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo, UFPE

Professor Assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, para os cursos de Graduação nas Licenciaturas em Língua Portuguesa; Pesquisador-Bolsista CAPES na área de concentração 'Linguística', atuando com pesquisas em Estudos Textuais e Discursivos de Práticas Sociais; Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (CAPES 5). Graduado em Letras-Português (2014), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Gestão em Turismo (2010) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Técnico em Administração de Pessoal (2007) pelo convênio entre a Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE) e a Universidade de São Paulo (USP).

Guilherme Barbosa, Universidade Nova de Lisboa

Guilherme Barbosa é Mestrando em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH - UNL), e Licenciado em Letras-Português pela UFPE. E-mail: gui_oliveirabarbosa@yahoo.com.br

Publicado

2017-02-25