As Performatividades de Gênero no Espaço Escolar: Abjeção e Formação Crítica para a Cidadania

Autores

  • Eduardo Oliveira Henriques de Araújo UFPE
  • Guilherme Barbosa Universidade Nova de Lisboa

Resumo

A escola é notório ambiente de formação e desenvolvimento dos sujeitos. Os/as estudantes vivenciam nesta instituição experiências que nortearão as suas visões de mundo e os seus caracteres por toda a vida. Conscientes disto, os/as docentes buscam realizar um exercício pedagógico que leve seus/suas discentes à uma consciência dos valores, da cultura e das “normas” sociais que levarão os/as jovens a uma normalização social e a uma absorção pelo mercado acadêmico e profissional pós-escola. Assim, surgem/são aplicadas as “diretrizes de gênero”, que visam imprimir o ideal de Masculino e de Feminino sobre os/as aprendizes, revelando que a escola pode ser tanto o ambiente da opressão e da nulidade das identidades (MISKOLCI, 2012; BUTLER, 2009; MOITA-LOPES, 2009; LOURO, 2001), quanto da inclusão e da aceitação, um ambiente de aprendizagem pelas diferenças. Neste artigo, refletir-se-á sobre o papel da educação frente à diversidade na sociedade a partir da própria escola. 

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo, UFPE

Professor Assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, para os cursos de Graduação nas Licenciaturas em Língua Portuguesa; Pesquisador-Bolsista CAPES na área de concentração 'Linguística', atuando com pesquisas em Estudos Textuais e Discursivos de Práticas Sociais; Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (CAPES 5). Graduado em Letras-Português (2014), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Gestão em Turismo (2010) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Técnico em Administração de Pessoal (2007) pelo convênio entre a Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE) e a Universidade de São Paulo (USP).

Guilherme Barbosa, Universidade Nova de Lisboa

Guilherme Barbosa é Mestrando em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH - UNL), e Licenciado em Letras-Português pela UFPE. E-mail: gui_oliveirabarbosa@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

25.02.2017