Concepções e práticas de gestão escolar democrática na educação básica no Brasil

Auteurs

  • Walkiria de Fátima Tavares de Almeida FGD
  • Julieta Beserra da Silva Escola Ambiental de Lajedo/PE e Escola Jean Piaget.

Résumé

O presente artigo busca compreender as concepções e práticas de gestão escolar democrática na educação básica no Brasil. Parte-se do pressuposto de que, vive-se numa sociedade com princípios democráticos, sendo a escola o lugar para o desenvolvimento de práticas democráticas. Na pesuisa tilizou-se como metodologia a leitura crítico-reflexivo de obras sobre a temática e  pesquisa  de  campo. Dentre os teóricos estudados destacam-se: Paro (1996, 1997, 2005); Libâneo (2004, 2015) e outros, que auxiliaram na compreensão da análise dos dados.  Assim, constata-se que, atualmente a gestão escolar, não tem permitido uma maior participação de todos os seus agentes na tomada de decisões. Sugere-se que a escola precisa garantir a autonomia de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, se organizando, para que finalmente possibilite o desenvolvimento de uma verdadeira ação democrática.

Bibliographies de l'auteur

Walkiria de Fátima Tavares de Almeida, FGD

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA), Professora da Rede Pública de Ensino de Lajedo/ PE, Coordenadora Pedagógica Escola Jean Piaget e Professora/ Formadora da UVA. FEPAM, coordenadora de Faculdade Geremário Dantas (FGD).

Julieta Beserra da Silva, Escola Ambiental de Lajedo/PE e Escola Jean Piaget.

Pós-graduanda em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (UNIASSELVI), Professora da Escola Ambiental de Lajedo/PE e Escola Jean Piaget.

Références

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

___________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96. 1996.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed. 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus. 2012.

COLOMBO, Sônia Simões. Escola de Sucesso: Gestão Estratégica para Instituições de Ensino. São Paulo: 2011.

COSTA, Jorge Adelino. Imagens Organizacionais da Escola. Lisboa: Edições Asa. 1996.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Democrática da Educação: Atuais Tendências Novos Desafios. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

__________. (Org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998, p. 97-115.

FORTUNA, T.R. A formação lúdica e docente e a universidade. 2011. Tese de doutorado. Disponivel em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35091/000793590.pdf. Acesso 03/08/17.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione. 2014.

GOMES, Napoldina Sanches. Liderança como factor de sucesso na gestão escolar: O caso da Escola Secundária “Amor de Deus. 2012. Disponível em : Acesso em: 19/08/2017.

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

_________. Organização e gestão da escola – Teoria e prática, Ed. Alternativa. 2015.

MATTOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia. Recife: FASA, 2005.

NÓVOA, A. Vidas de Professores. 2. ed., Porto Editora, Porto. (Coleção Ciências da Educação),1995.

OLIVEIRA, Maria Tereza Cestari de. (2014). A LDB e o contexto nacional: o papel dos partidos políticos na elaboração dos projetos- 1988 a 1996, tese de Doutorado, UNICAMP. Disponível: www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/.../trab077.rtf. Acesso em 18/09/2107.

OLIVEIRA, M. A. M. (org) Gestão Educacional – Novos Olhares Novas abordagens, Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In Bastos, Joao Baptista (org) Gestão democrática, Ed. DP & A, 3º edição, 1997.

__________. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

__________. Administração Escolar – Introdução Crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar de língua portuguesa. São Paulo – SP: 2009.

SPÓSITO, M. P. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, J. B. (org.) Gestão democrática. Rio de Janeiro: DPA, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto Político Pedagógico – Uma Construção Possível. Campinas, SP: Papirus, 1997.

Publiée

2018-04-14