Concepções e práticas de gestão escolar democrática na educação básica no Brasil
Abstract
O presente artigo busca compreender as concepções e práticas de gestão escolar democrática na educação básica no Brasil. Parte-se do pressuposto de que, vive-se numa sociedade com princípios democráticos, sendo a escola o lugar para o desenvolvimento de práticas democráticas. Na pesuisa tilizou-se como metodologia a leitura crítico-reflexivo de obras sobre a temática e pesquisa de campo. Dentre os teóricos estudados destacam-se: Paro (1996, 1997, 2005); Libâneo (2004, 2015) e outros, que auxiliaram na compreensão da análise dos dados. Assim, constata-se que, atualmente a gestão escolar, não tem permitido uma maior participação de todos os seus agentes na tomada de decisões. Sugere-se que a escola precisa garantir a autonomia de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, se organizando, para que finalmente possibilite o desenvolvimento de uma verdadeira ação democrática.
Literaturhinweise
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
___________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96. 1996.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed. 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus. 2012.
COLOMBO, Sônia Simões. Escola de Sucesso: Gestão Estratégica para Instituições de Ensino. São Paulo: 2011.
COSTA, Jorge Adelino. Imagens Organizacionais da Escola. Lisboa: Edições Asa. 1996.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Democrática da Educação: Atuais Tendências Novos Desafios. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
__________. (Org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998, p. 97-115.
FORTUNA, T.R. A formação lúdica e docente e a universidade. 2011. Tese de doutorado. Disponivel em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35091/000793590.pdf. Acesso 03/08/17.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione. 2014.
GOMES, Napoldina Sanches. Liderança como factor de sucesso na gestão escolar: O caso da Escola Secundária “Amor de Deus. 2012. Disponível em : Acesso em: 19/08/2017.
LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.
_________. Organização e gestão da escola – Teoria e prática, Ed. Alternativa. 2015.
MATTOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia. Recife: FASA, 2005.
NÓVOA, A. Vidas de Professores. 2. ed., Porto Editora, Porto. (Coleção Ciências da Educação),1995.
OLIVEIRA, Maria Tereza Cestari de. (2014). A LDB e o contexto nacional: o papel dos partidos políticos na elaboração dos projetos- 1988 a 1996, tese de Doutorado, UNICAMP. Disponível: www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/.../trab077.rtf. Acesso em 18/09/2107.
OLIVEIRA, M. A. M. (org) Gestão Educacional – Novos Olhares Novas abordagens, Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
PARO, V. H. Administração escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In Bastos, Joao Baptista (org) Gestão democrática, Ed. DP & A, 3º edição, 1997.
__________. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
__________. Administração Escolar – Introdução Crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar de língua portuguesa. São Paulo – SP: 2009.
SPÓSITO, M. P. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, J. B. (org.) Gestão democrática. Rio de Janeiro: DPA, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto Político Pedagógico – Uma Construção Possível. Campinas, SP: Papirus, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.