Duolingo: a utilização da plataforma como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras
Resumen
A inserção das novas tecnologias de informação e comunicação-NTICs vem sendo incorporada como objeto de estudos no atual contexto de ensino e aprendizagem. A criação de novas tecnologias móveis vem se destacando como um suporte inovador pela incorporação de sistemas operacionais, possibilitando o uso de diversos aplicativos, que contribuem para se aprender algo novo. O presente artigo tem um foco nas “Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação”, que produziu um estudo de um aplicativo de aprendizagem móvel de línguas estrangeiras, o “Duolingo”, para verificar como os seus métodos auxiliam no processo cognitivo do estudo de línguas, que nesse caso, foi a língua espanhola. Foi verificado como a relação entre as NTICs, o processo de aprendizagem e mediação pedagógica contribuiu para sustentar os principais objetivos da pesquisa. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, com pesquisa de campo e utilização de questionário aberto, aplicado a vinte e quatro voluntários, divididos em dois grupos, denominados de “Grupo-A”, de nível básico da língua e “Grupo-B”, com um nível mais avançado. A análise dos dados mostrou que houve um olhar positivo por parte dos grupos, mostrando que essa ferramenta auxilia no processo de aprendizagem. A ludicidade e a gamificação foram elementos que apareceram como método motivador, apesar de se apresentarem num formato tradicional de ensino. Também foi levantado que o Duolingo não pode ser uma ferramenta que substitua o professor, contudo se apresentou como um bom recurso complementar, que estimula a cognição, favorecendo uma aprendizagem da língua estrangeira, principalmente quando aplicado a iniciantes.
Citas
ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CUADRADO, A. M. Desarrollo de las competencias informáticas y la ciudadanía del siglo XXI. Facultad de Educación, UNED, España. p. 138 – 164. In: BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologías: reflexão, inovação e práticas. 2011. Lisboa: [s.n.] ISBN: 978-989-20-2329-8. Disponível em: http://perdigital.wordpress.com/2011/04/21/e-book-educacao-e-tecnologias-reflexao-inovacao-e-praticas/. Acesso em: 29 ago. 2016.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da educação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LÉVY, P. O que é o Virtual? São Paulo: Editora 34, 2011.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.