Duolingo: a utilização da plataforma como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras

Autori

  • Rafael da Silva Santana Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Sérgio Paulino Abranches UFPE

Abstract

A inserção das novas tecnologias de informação e comunicação-NTICs vem sendo incorporada como objeto de estudos no atual contexto de ensino e aprendizagem. A criação de novas tecnologias móveis vem se destacando como um suporte inovador pela incorporação de sistemas operacionais, possibilitando o uso de diversos aplicativos, que contribuem para se aprender algo novo. O presente artigo tem um foco nas “Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação”, que produziu um estudo de um aplicativo de aprendizagem móvel de línguas estrangeiras, o “Duolingo”, para verificar como os seus métodos auxiliam no processo cognitivo do estudo de línguas, que nesse caso, foi a língua espanhola. Foi verificado como a relação entre as NTICs, o processo de aprendizagem e mediação pedagógica contribuiu para sustentar os principais objetivos da pesquisa. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, com pesquisa de campo e utilização de questionário aberto, aplicado a vinte e quatro voluntários, divididos em dois grupos, denominados de “Grupo-A”, de nível básico da língua e “Grupo-B”, com um nível mais avançado. A análise dos dados mostrou que houve um olhar positivo por parte dos grupos, mostrando que essa ferramenta auxilia no processo de aprendizagem. A ludicidade e a gamificação foram elementos que apareceram como método motivador, apesar de se apresentarem num formato tradicional de ensino. Também foi levantado que o Duolingo não pode ser uma ferramenta que substitua o professor, contudo se apresentou como um bom recurso complementar, que estimula a cognição, favorecendo uma aprendizagem da língua estrangeira, principalmente quando aplicado a iniciantes.

Biografie autore

Rafael da Silva Santana, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Possui graduação em andamento em Letras-Licenciatura em Espanhol-UFPE. Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica-UFPE. Possui formação inicial em bacharelado em Secretariado-UFPE. Leciona aulas voluntárias de espanhol no pré-vestibular gratuito vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), PORTAL Acadêmico. É membro do Programa de Educação Tutorial-PET Letras UFPE. Tem experiência na área Letras - Ensino de Língua Espanhola, Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica e Secretariado Executivo. Trabalhou como Vice-Coordenador de curso técnico na Faculdade Maurício de Nassau-UNINASSAU.

Sérgio Paulino Abranches, UFPE

Docente. Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. sergio.abranches@gmail.com

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2018-11-30