Os desafios do ensino da Arte ministrado por professores não graduados na área em Escolas de Referência de Pernambuco

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Mots-clés :

arte, ensino médio, escola de referência, professores

Résumé

A implantação das escolas de referência (EREM) no Estado de Pernambuco completou 10 anos em 2018, com muitas conquistas alcançadas, porém distante do que de fato é uma escola de referência. Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever o perfil dos professores que lecionam o componente curricular Artes, as suas dificuldades encontradas no cotidiano escolar, a concepção de Arte que possuem, sobretudo para os que não são graduados na área e como se dá o trato pedagógico com essa área do saber. Foi realizada pesquisa de campo, com entrevistas estruturadas para os professores que lecionam Arte em 06 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM) da rede Estadual de PE. Identificamos que, muitos professores ministram Arte, mas não são graduados na área; existe uma visão reduzida a pintura; apesar dos desafios, há esforços por parte desses profissionais para abordarem os conteúdos. Concluímos que, existe uma lacuna entre a Universidade e o “chão da escola”, a mão de obra graduada não está sendo aproveitada nas escolas e com isso, há lacunas que podem comprometer o conhecimento dos alunos devido à formação do professor não ser em Artes.

Bibliographies de l'auteur

Thaynan Oliveira Sales, ESCOLA ESTADUAL Maria Da Conceição Do Rêgo Barros Lacerda

Graduada em Artes Visuais - UFPE, Professora da Rede Estadual de Educação de PE, thaynan.sales14@gmail.com, http://orcid.org/0000-0003-1708-4565.

Isabelly Lima Costa, UFPE - GRADUANDA EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Graduanda em Licenciatura em Educação Física – UFPE, isabelly.costa@ufpe.br, http://orcid.org/0000-0003-2009-2902.

Bruno Rodrigo Lippo, UFPE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e graduado em

RELAÇÕES PÚBLICAS pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Especialista em Fisiologia e Prescrição
do Exercício pela Universidade Gama Filho - RJ (2003) . Foi professor substituto do Departamento de Fisiologia e
Farmacologia da UFPE (2003-2005 e 03/2008 a 10/2008),lecionando Fisiologia Cardiorrespiratório e Fisiologia do
Exercício. Professor concursado da AESA de Arcoverde em 2008, ministrando aulas de Fisiologia do Exercício e
Primeiros Socorros. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Departamento de Saúde Materno-Infantil -
CCS/UFPE. De outubro de 2008 até abril de 2009 foi professor e coordenador do curso de Educação Física da
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Foi professor de Educação Física da Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE) de 2009 a 2012. Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFPE. Atualmente é Professor do
Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Coordenador do Curso de
Bacharelado em Educação Física entre 2013 e 2017. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura
em Educação Física. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa animal do ICB/UFPE e membro do Comitê de Ética
em Pesquisa do HC/UFPE. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

Références

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Publiée

2021-12-15