Os desafios do ensino da Arte ministrado por professores não graduados na área em Escolas de Referência de Pernambuco
Palavras-chave:
arte, ensino médio, escola de referência, professoresResumo
A implantação das escolas de referência (EREM) no Estado de Pernambuco completou 10 anos em 2018, com muitas conquistas alcançadas, porém distante do que de fato é uma escola de referência. Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever o perfil dos professores que lecionam o componente curricular Artes, as suas dificuldades encontradas no cotidiano escolar, a concepção de Arte que possuem, sobretudo para os que não são graduados na área e como se dá o trato pedagógico com essa área do saber. Foi realizada pesquisa de campo, com entrevistas estruturadas para os professores que lecionam Arte em 06 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM) da rede Estadual de PE. Identificamos que, muitos professores ministram Arte, mas não são graduados na área; existe uma visão reduzida a pintura; apesar dos desafios, há esforços por parte desses profissionais para abordarem os conteúdos. Concluímos que, existe uma lacuna entre a Universidade e o “chão da escola”, a mão de obra graduada não está sendo aproveitada nas escolas e com isso, há lacunas que podem comprometer o conhecimento dos alunos devido à formação do professor não ser em Artes.
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