O armário do cânone literário no Ensino Médio: o que mostram o ensino literário e os documentos oficiais

Auteurs

  • Gabriel Varizi Universidade de São Paulo

Mots-clés :

literatura LGBTQIA+, educação básica, currículo escolar

Résumé

Tendo em vista a presença de autores ou obras protagonizadas por personagens LGBTQIA+ na literatura brasileira, canônica ou não, questiona-se a ausência dessas literaturas nas salas de aula do Ensino Médio. Por meio de análises de documentos oficiais, como listas literárias de vestibulares, a Base Nacional Comum Curricular e o Plano Nacional do Livro Didático, e entrevistas com seis professoras de duas escolas, uma pública na grande São Paulo e uma escola particular voltada à classe alta na capital paulista, o objetivo é avaliar como a diferença de gênero e sexualidade aparece nas aulas de literatura e como operam os mecanismos de normalização acima dessa questão teorizados por Guacira Lopes Louro (2018) no ambiente escolar. Dessa forma, foram obtidos dados referentes a quais obras são estudadas, como são apresentadas aos alunos, as resistências e as dificuldades das professoras, e seu preparo prévio para discutir questões LGBTQIA+ na sala de aula. Como resultado, foi observado um escasso corpus literário de obras que valorizam as diferenças de gênero e sexualidade na Educação Básica, além de uma falta desses debates na formação de professores.

Biographie de l'auteur

Gabriel Varizi, Universidade de São Paulo

Graduando do curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisa de Iniciação Científica em andamento no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na referida universidade, com título "A Literatura LGBT+ como expressão multicultural: dificuldades e práticas pedagógicas no Ensino Médio", sob orientação de Helder Thiago Maia.

Références

ABDALA JR., Benjamin. História literária e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In: ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê, 2003. p. 33-48.

ALUNO sugere trabalho com tema LGBT e é rechaçado; família denuncia. Uol, São Paulo, 14 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3hg23yG. Acesso em: 20 jul. 2021.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

BALDERSTON, Daniel. El narrador dislocado y desplumado: los deseos de Riobaldo en Grande Sertão: Veredas. In: BALDERSTON, Daniel. El deseo, enorme cicatriz luminosa: ensayos sobre homosexualidades latinoamericanas. Rosario: Beatriz Viterbo, 2004.

BERGAMO, Mônica. Pais de escola particular em SP veem erotização de Anne Frank em livro usado em aula de inglês. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Au5nxO. Acesso em: 20 jul. 2021.

BERNARDI Jr, Hermes. Eu é um outro. Porto Alegre: Edelbra, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital do PNLD Literário. Brasília, DF, 2018b. Disponível em: https://bit.ly/3qJKz0Z. Acesso em: 28 jul. 2021.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, p. 81-89, 2012.

CASARIN, Rodrigo. Vó, a senhora é lésbica? Leia o conto que causou polêmica no ENEM. Uol, São Paulo, 6 nov. 2018. Disponível em: http://bit.ly/3cidP9F. Acesso em: 19 jul. 2021.

CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. São Paulo: Atual, 2013.

CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense: 1998.

DORIA manda recolher apostila de ciência que fala sobre diversidade sexual: 'Não aceitamos apologia à ideologia de gênero'. G1, São Paulo, 3 set. 2019. Disponível em: https://glo.bo/3xjpIUy. Acesso em: 20 jul. 2021.

FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: GLS, 2004.

FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 550-571, 2018.

GAVA, Thais; VILLELA, Wilza Vieira. Educação em sexualidade: desafios políticos e práticos para a escola. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 35, p. 154-171, 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 7-42.

LOURO, Guacira Lopes. Uma política pós-identitária para a educação. In: LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 25-50.

MAIA, Helder Thiago. Transgressões canônicas: queerizando as donzelas-guerreiras. Cadernos de literatura comparada, Porto, n. 39, p. 91-108, 2018.

MOIRA, Amara. Monstruoso corpo de delito: personagens transexuais na literatura brasileira. Suplemento Pernambuco, Recife, 7 dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3EwQfkE. Acesso em: 30 out. 2021.

MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: saberes trans. Salvador: Devires, 2020.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

PEREIRA, Carlos Eduardo. Enquanto os dentes. São Paulo: Todavia, 2017.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Diversidade cultural e currículos escolares. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 15-63.

POLESSO, Natalia Borges. Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTOS, Claudiana Gois. A bruta flor do querer: amor, performance e heteronormatividade na representação de personagens lésbicas. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3jTCiFr. Acesso em: 30 out. 2021.

SILVA, Mariana Rosa. Ensino-aprendizagem de literatura: currículo, recepção e representações de estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3mtfbmG. Acesso em: 30 out. 2021.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.

ZILBERMAN, Regina. A estética da recepção e o acolhimento brasileiro. Moara, Belém, n. 12, p. 7-17, 1999.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11-22, 2008.

Téléchargements

Publiée

2021-12-15

Numéro

Rubrique

Jovens Pesquisadores/as