O armário do cânone literário no Ensino Médio: o que mostram o ensino literário e os documentos oficiais
Mots-clés :
literatura LGBTQIA+, educação básica, currículo escolarRésumé
Tendo em vista a presença de autores ou obras protagonizadas por personagens LGBTQIA+ na literatura brasileira, canônica ou não, questiona-se a ausência dessas literaturas nas salas de aula do Ensino Médio. Por meio de análises de documentos oficiais, como listas literárias de vestibulares, a Base Nacional Comum Curricular e o Plano Nacional do Livro Didático, e entrevistas com seis professoras de duas escolas, uma pública na grande São Paulo e uma escola particular voltada à classe alta na capital paulista, o objetivo é avaliar como a diferença de gênero e sexualidade aparece nas aulas de literatura e como operam os mecanismos de normalização acima dessa questão teorizados por Guacira Lopes Louro (2018) no ambiente escolar. Dessa forma, foram obtidos dados referentes a quais obras são estudadas, como são apresentadas aos alunos, as resistências e as dificuldades das professoras, e seu preparo prévio para discutir questões LGBTQIA+ na sala de aula. Como resultado, foi observado um escasso corpus literário de obras que valorizam as diferenças de gênero e sexualidade na Educação Básica, além de uma falta desses debates na formação de professores.
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