The closet of the literary canon in High School: what literary education and official documents show
Keywords:
LGBTQIA+ literature, basic education, school curriculumAbstract
Considering the presence of authors or works starring LGBTQIA+ characters in Brazilian literature,
canonical or not, the absence of these literatures in High School classrooms is questionable. Through
analysis of official documents, such as literary lists of university admission exams, the Common National
Curricular Base and the National Textbook Plan, and interviews with six teachers from two schools, a
public one in São Paulo Metropolitan Region and a upper class private school in the city of São Paulo,
the objective is to evaluate how the diversity of gender and sexuality appears in literature classes and
how the normalization mechanisms on this issue, theorized by Guacira Lopes Louro (2018), operate in
the school environment. Therefore, we collected data regarding which works are studied, how they are
presented to the students, the resistances and difficulties of the teachers, and their prior preparation to
discuss LGBTQIA+ issues in the classroom. As a result, a scarce literary corpus of works that value gender and sexuality differences in Basic Education was observed, in addition to a lack of these debates
in teacher education.
References
ABDALA JR., Benjamin. História literária e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In: ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê, 2003. p. 33-48.
ALUNO sugere trabalho com tema LGBT e é rechaçado; família denuncia. Uol, São Paulo, 14 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3hg23yG. Acesso em: 20 jul. 2021.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
BALDERSTON, Daniel. El narrador dislocado y desplumado: los deseos de Riobaldo en Grande Sertão: Veredas. In: BALDERSTON, Daniel. El deseo, enorme cicatriz luminosa: ensayos sobre homosexualidades latinoamericanas. Rosario: Beatriz Viterbo, 2004.
BERGAMO, Mônica. Pais de escola particular em SP veem erotização de Anne Frank em livro usado em aula de inglês. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Au5nxO. Acesso em: 20 jul. 2021.
BERNARDI Jr, Hermes. Eu é um outro. Porto Alegre: Edelbra, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital do PNLD Literário. Brasília, DF, 2018b. Disponível em: https://bit.ly/3qJKz0Z. Acesso em: 28 jul. 2021.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, p. 81-89, 2012.
CASARIN, Rodrigo. Vó, a senhora é lésbica? Leia o conto que causou polêmica no ENEM. Uol, São Paulo, 6 nov. 2018. Disponível em: http://bit.ly/3cidP9F. Acesso em: 19 jul. 2021.
CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. São Paulo: Atual, 2013.
CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense: 1998.
DORIA manda recolher apostila de ciência que fala sobre diversidade sexual: 'Não aceitamos apologia à ideologia de gênero'. G1, São Paulo, 3 set. 2019. Disponível em: https://glo.bo/3xjpIUy. Acesso em: 20 jul. 2021.
FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: GLS, 2004.
FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 550-571, 2018.
GAVA, Thais; VILLELA, Wilza Vieira. Educação em sexualidade: desafios políticos e práticos para a escola. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 35, p. 154-171, 2016.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 7-42.
LOURO, Guacira Lopes. Uma política pós-identitária para a educação. In: LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 25-50.
MAIA, Helder Thiago. Transgressões canônicas: queerizando as donzelas-guerreiras. Cadernos de literatura comparada, Porto, n. 39, p. 91-108, 2018.
MOIRA, Amara. Monstruoso corpo de delito: personagens transexuais na literatura brasileira. Suplemento Pernambuco, Recife, 7 dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3EwQfkE. Acesso em: 30 out. 2021.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: saberes trans. Salvador: Devires, 2020.
OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
PEREIRA, Carlos Eduardo. Enquanto os dentes. São Paulo: Todavia, 2017.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Diversidade cultural e currículos escolares. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 15-63.
POLESSO, Natalia Borges. Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Claudiana Gois. A bruta flor do querer: amor, performance e heteronormatividade na representação de personagens lésbicas. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3jTCiFr. Acesso em: 30 out. 2021.
SILVA, Mariana Rosa. Ensino-aprendizagem de literatura: currículo, recepção e representações de estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3mtfbmG. Acesso em: 30 out. 2021.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
ZILBERMAN, Regina. A estética da recepção e o acolhimento brasileiro. Moara, Belém, n. 12, p. 7-17, 1999.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11-22, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.