Confortável é ser quem você é: uma reflexão sobre os padrões de beleza a partir do gênero textual entrevista no estágio curricular da licenciatura em Letras-Português

Auteurs-es

  • Bárbara Larissa Braz de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Ensino de língua portuguesa, Prática pedagógica, Projetos didáticos

Résumé

Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado em Português III, componente curricular do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de XXXX, o qual consiste na observação e regência de uma turma do ensino fundamental – anos finais. O projeto didático desenvolvido nesse contexto teve como assunto norteador os padrões de beleza da sociedade atual e foi desenvolvido através do gênero textual entrevista. Para tal, nos subsidiamos teoricamente nas perspectivas defendidas por Antunes (2006), Corazza (1997), Geraldi (1999; 2012), Kleiman (2006), Marcuschi (2008), Mendonça (2003) e Suassuna (1995), que tratam de um ensino de língua portuguesa sociointeracionista e voltado para o texto. A criação de projetos didáticos autorais e que contemplem as problemáticas vislumbradas pelo docente no ambiente escolar também é defendida ao longo do relato. Ao final, concluímos que a regência favoreceu as aprendizagens dos alunos em relação ao objeto língua portuguesa, bem como a reflexão crítica acerca da temática.

Bibliographies de l'auteur-e

Bárbara Larissa Braz de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em licenciatura em Letras - Português

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Références

ANTUNES, Irandé Costa. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 167.

CORAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p. 103-143.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 3a ed. São Paulo: Ática, 2002, p. 59-79.

KLEIMAN, Angela. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 37-56.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MENDONÇA, Márcia. Projetos temáticos: Integrando leitura, produção de texto e análise linguística na formação para a cidadania. Revista Construir Notícias, ano 4, n. 21, n. p. mar.-abr. 2005. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/projetos-tematicos/. Acesso: 22-09-2022.

SUASSUNA, Lívia. Ensino de língua portuguesa: uma abordagem pragmática. São Paulo: Papirus Editora, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-02

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências