Confortável é ser quem você é: uma reflexão sobre os padrões de beleza a partir do gênero textual entrevista no estágio curricular da licenciatura em Letras-Português
Mots-clés :
Ensino de língua portuguesa, Prática pedagógica, Projetos didáticosRésumé
Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado em Português III, componente curricular do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de XXXX, o qual consiste na observação e regência de uma turma do ensino fundamental – anos finais. O projeto didático desenvolvido nesse contexto teve como assunto norteador os padrões de beleza da sociedade atual e foi desenvolvido através do gênero textual entrevista. Para tal, nos subsidiamos teoricamente nas perspectivas defendidas por Antunes (2006), Corazza (1997), Geraldi (1999; 2012), Kleiman (2006), Marcuschi (2008), Mendonça (2003) e Suassuna (1995), que tratam de um ensino de língua portuguesa sociointeracionista e voltado para o texto. A criação de projetos didáticos autorais e que contemplem as problemáticas vislumbradas pelo docente no ambiente escolar também é defendida ao longo do relato. Ao final, concluímos que a regência favoreceu as aprendizagens dos alunos em relação ao objeto língua portuguesa, bem como a reflexão crítica acerca da temática.Références
ANTUNES, Irandé Costa. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 167.
CORAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p. 103-143.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 3a ed. São Paulo: Ática, 2002, p. 59-79.
KLEIMAN, Angela. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 37-56.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MENDONÇA, Márcia. Projetos temáticos: Integrando leitura, produção de texto e análise linguística na formação para a cidadania. Revista Construir Notícias, ano 4, n. 21, n. p. mar.-abr. 2005. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/projetos-tematicos/. Acesso: 22-09-2022.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de língua portuguesa: uma abordagem pragmática. São Paulo: Papirus Editora, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.