O Espaço da leitura no cotidiano dos estudantes: um estudo das práticas de leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Ellen Kawany Evangelista Ortiz UFPE
  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE

Resumo

Artigo analisa o relacionamento dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (Cap UFPE) com a leitura, diagnosticando o perfil desses leitores e as concepções que eles têm acerca da atividade. A pesquisa é de base qualitativa, com apoio de índices quantitativos. 59 estudantes foram entrevistados através de um questionário de perguntas objetivas acerca a preferência, frequência e intensidade com as quais se envolvem nas práticas de leitura e uma questão dissertativa a respeito da concepção de leitura. Adotada a base teórica enunciativa de estudos da linguagem conforme Bakhtin/Volochínov (2002), Koch & Elias (2006, 2009) e Marcuschi (2008), identificou-se como resultado o ótimo relacionamento dos estudantes com a prática de leitura, a alta frequência da atividade e a preferência por gêneros prosaicos, bem como a categorização da leitura como entretenimento pela maior parte dos sujeitos.

Biografia do Autor

Ellen Kawany Evangelista Ortiz, UFPE

Aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Pesquisadora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC EM) da referida Universidade.

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

Professora de língua portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Letras pela referida Universidade. Orientadora do projeto PIBIC EM.

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

BAKHTIN, M. 2003 [1979]. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. pp. 227-326.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. Ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BLOOM, H. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BOSO, Augiza Karla et alii. Aspectos cognitivos da leitura: Conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.2, p. 24-39, jul./dez., 2010. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/716/pdf_39> Acesso em: 4 de fev. de 2018.

BRITO, Danielle S. A Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo, Revela, São Paulo, Ano 04 – Nº8 jun. 2010.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CARNEIRO, H. M. S. Leitura e Inclusão Social, Revista de Letras, Ceará, Nº 25 – Vol.1/2 – jan/dez. 2003.

DIONISIO, Ângela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61. KLEIMAN, A.

KOCH, I. V. E ELIAS, V. M. Ler e Compreende os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

________. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I.G.V.; BENTES, A.C.; CAVALCANTE, M. M., 2007. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para leitura do mundo. 2.ed. São Paulo: Ática, 1994.

MACHADO, A. M. Texturas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ROCHA, Selma M. de Lima. A leitura como ato social: uma análise no processo no ensino médio na modalidade de jovens e adultos. 2007. 50 f. Monografia (Especialização em Educação Profissional Técnica) – Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

Downloads

Publicado

30.11.2018