O Espaço da leitura no cotidiano dos estudantes: um estudo das práticas de leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Abstract
Artigo analisa o relacionamento dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (Cap UFPE) com a leitura, diagnosticando o perfil desses leitores e as concepções que eles têm acerca da atividade. A pesquisa é de base qualitativa, com apoio de índices quantitativos. 59 estudantes foram entrevistados através de um questionário de perguntas objetivas acerca a preferência, frequência e intensidade com as quais se envolvem nas práticas de leitura e uma questão dissertativa a respeito da concepção de leitura. Adotada a base teórica enunciativa de estudos da linguagem conforme Bakhtin/Volochínov (2002), Koch & Elias (2006, 2009) e Marcuschi (2008), identificou-se como resultado o ótimo relacionamento dos estudantes com a prática de leitura, a alta frequência da atividade e a preferência por gêneros prosaicos, bem como a categorização da leitura como entretenimento pela maior parte dos sujeitos.
References
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.
BAKHTIN, M. 2003 [1979]. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. pp. 227-326.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. Ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BLOOM, H. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BOSO, Augiza Karla et alii. Aspectos cognitivos da leitura: Conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.2, p. 24-39, jul./dez., 2010. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/716/pdf_39> Acesso em: 4 de fev. de 2018.
BRITO, Danielle S. A Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo, Revela, São Paulo, Ano 04 – Nº8 jun. 2010.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CARNEIRO, H. M. S. Leitura e Inclusão Social, Revista de Letras, Ceará, Nº 25 – Vol.1/2 – jan/dez. 2003.
DIONISIO, Ângela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61. KLEIMAN, A.
KOCH, I. V. E ELIAS, V. M. Ler e Compreende os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
________. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, I.G.V.; BENTES, A.C.; CAVALCANTE, M. M., 2007. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para leitura do mundo. 2.ed. São Paulo: Ática, 1994.
MACHADO, A. M. Texturas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
ROCHA, Selma M. de Lima. A leitura como ato social: uma análise no processo no ensino médio na modalidade de jovens e adultos. 2007. 50 f. Monografia (Especialização em Educação Profissional Técnica) – Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.