Conversas sem fim: Contação de histórias e dança como espaços de educação e resistência no Colégio de Aplicação da UFRJ.
Abstract
O presente relato pretende compartilhar com o leitor algumas ações realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir do evento acadêmico “Conversas sem fim: Contação de histórias espaços de educação e resistência” organizado pelo setor de Artes Cênicas desta instituição no ano de 2017. Dedica-se especial atenção às reflexões sobre o corpo e suas expressões dentro do contexto escolar considerado como espaço para diálogos profícuos no que diz respeito a formação de professores em se tratando de um colégio de aplicação.
Riferimenti bibliografici
ARROYO,L. Literatura Infantil Brasileira.3 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
AZEVEDO, R. Contos de Bichos do Mato. Rio de Janeiro: Ática, 2005.
BUSATTO, C. A arte de Contar Histórias no século XXI: tradição e ciberespaço.3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BEDRAN, B. Impressões de uma contadora de histórias (meu encontro com a arte narrativa). In, PRIETO, B. (Org). Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. São Paulo: Scipione, 1995. cap.8. p.59-65.
HAMPATÉ, A. A tradição viva. In: KI- ZERBO, J. História Geral da África.2 ed. Brasília: Unesco, 2010. cap 7. Pag. 139-166.
LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SANTOS, D. Andando como tartarugas. 2017. 01 Fotografia Digital.
SANTOS, D. Deixando as asas e voltando a ser crianças. 2017. 01 Fotografia Digital.
VANSINA, J. A tradição oral e sua metodologia. In KI-ZERBO, J. História Geral da África. 2 ed. Brasília: Unesco, 2010. cap 7. pag 139-166.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.