Land Art: reflexões sobre a experiência de estágio nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

estágio em artes visuais, ensino fundamental, vivência docente, land art

Resumo

O presente trabalho apresenta experiências vivenciadas no estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPE, realizado na turma do 6º ano do Colégio de Aplicação (CAp) desta mesma instituição. O tema que orientou nossa imersão na regência, “Land Art”, trouxe a possibilidade de ensinarmos arte contemporânea nos anos finais do Ensino Fundamental. Na experiência, conhecemos o afeto que iniciou nossa construção do caminhar docente, mas também as frustrações pedagógicas, a quebra de expectativas à respeito da relação teoria/prática, ansiedades e medos de ser/estar docente, responsabilidades antes imperceptíveis, além da perspectiva vista ao atuarmos como docentes. Também relatamos o processo de organização do plano de aula, as preocupações e adequações do conteúdo com a faixa etária que iríamos atuar e os atravessamentos vividos no processo.

Referências

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, F. P. da (Org.). A Abordagem Triangular no ensino

das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. Acesso em: 19 Abr. 2023

BEMVENUTO, Virna da Silva; OLIVEIRA, Letícia C. da S. (Per)Formações de um

desenho incorporado. Revista Artes de Educar. Rio de janeiro, v.5, 2019.

BORBA, I. B. S. D.; SANTOS, Lizandra; NUNES, Luciana Borre. Diários de Estágio:

relatos e percepções da prática docente. In: SILVA, Maria Betânia; BORRE, Luciana;

BORRE, Luciana; SILVA, Maria Betânia (Orgs.). (R)existir: práticas pedagógicas em

artes visuais, dança e teatro. Recife: Editora UFPE, 2017.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A arte no ciclo de

alfabetização. Caderno 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,

Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

CUNHA, S. R. V. da. Materiais da/de Arte para as crianças. Olhar de Professor,

DIAS, R. F. Habitando desenhos: uma experiência de ensino em arte sobre o espaço

cotidiano. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021.

HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a

criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LAMPERT, J. Deambulações sobre a contemporaneidade e o ensino das artes

visuais e da cultura visual. In: Barbosa, A.M.; Cunha, F. P. da. (Orgs.). A abordagem

triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de

João Wanderley Geraldi, Unicamp, Departamento de Linguística, 2002.

MARQUES, S. A. T. Receita para arrancar poemas presos. In: NUNES, Luciana

Borre; TEZZA, Marianne. (Org.). Receita para arrancar poemas presos. Recife:

Edusp, 2015.

NUNES, Luciana Borre e SILVA, Maria Betânia (orgs.). (R)existir: práticas

pedagógicas em artes visuais, dança e teatro. Recife: Editora UFPE, 2017.

NUNES, L. B., SILVA, M. B. e ROMERO, Eduardo (orgs.). “Sem mandamentos” :

conversas de estágio em artes visuais, dança e teatro. Recife: Ed. UFPE, 2018.

OSTETTO, L. E. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis, 2011.

REICHERT, M. C.; ANDRÉ, C. M. Considerações sobre a aula de arte: repensando

saberes e fazeres. Revista Apotheke, Florianópolis, 2021.

RIZZI, M. C. S. L; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e

Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma

constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, Porto Alegre, 2017.

ROMERO, Eduardo (Orgs.). Sem mandamentos: Conversas de Estágio em Artes

Visuais, Dança e Teatro. Recife: Editora UFPE, 2018.

SANTOS, V. de A. L. dos. Fotografia “dentrofora” da escola: representação,

apresentação e tradução do mundo juvenil. Retratos parciais. Revista GEARTE,

VIDAL, F. S. L. Das memórias e encontros com a Abordagem Triangular às

reverberações na prática em Artes Visuais. Revista GEARTE, 2022.

VIGOTSKY, L.S. Obras escolhidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

Downloads

Publicado

07.11.2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências